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dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorCenci, Adriane
dc.date.accessioned2018-07-19T13:43:05Z
dc.date.available2018-07-19T13:43:05Z
dc.date.issued2012-11-26
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13851
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study is characterized as theoretical essay, proposing to look the management and school inclusion from Vygotskian referential. It is a bibliographic search that investigates Vygotsky’s contributions to management of inclusive education.The reflections were organized in order that the author propositions could be instrumental tool (theoretical instrumentation) for teachers' working. Thus, the Vygotsky’s writings on disability - studies of Defectology - and other more specific concepts and their relationships to management field were analyzed. The concepts were selected due to the centrality of theoretical work and the potential contribution to the management discussion on zone of proximal development, scientific concepts, language, mediation, and culture. From the understanding of the cultural-historical theory, greater dialogue was sought, deepening relations of Vygotsky’s ideas with the management, understood in areas of educational management, school management, and managing pedagogic matters. The meeting, the interweaving of references on the management, the educational inclusion, and Vygotskian concepts allow us to view alternatives to think education for everyone and at the same time education concerned about the learning of each student. It is understood that the purpose of any process of management organization, whether within the educational policies, school, or classroom should be to ensure the learning of every student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVygotskipor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.titleEducação para todos e cada um: considerações acerca da gestão para a educação Inclusivapor
dc.title.alternativeEducation for everyone and for each one: considerations about management for inclusive educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo desenvolvido caracteriza-se como ensaio teórico, nele se propõe olhar a gestão e a inclusão escolar a partir do referencial vygotskiano. Trata-se, assim, de pesquisa bibliográfica que buscou analisar as contribuições de Vygotski para pensar a gestão na promoção da educação inclusiva. As reflexões foram organizadas para que as proposições do autor possam servir de instrumento (instrumentação teórica) no trabalho dos professores. Desse modo, foram analisados os escritos de Vygotski sobre a deficiência – os estudos da Defectología – e outros conceitos mais pontuais a partir dos quais se teceu relações com o campo da gestão. Os conceitos foram selecionados devido à centralidade na obra do teórico e pelo potencial de contribuição para a discussão da gestão, são eles: zona de desenvolvimento proximal, conceitos científicos, linguagem, mediação e cultura. A partir da compreensão da teoria histórico-cultural, buscou-se maior interlocução aprofundando as relações das ideias de Vygotski com a gestão compreendida nos três ambitos: gestão educacional, gestão escolar e gestão do pedagógico. O encontro, o entrecruzamento, do referencial acerca da gestão, da inclusão e dos conceitos vygotskianos permitiu visualizar alternativas para pensar uma educação que seja para todos e que, ao mesmo, tempo esteja preocupada com a aprendizagem de cada aluno. Compreende-se que a finalidade de qualquer processo de organização da gestão, seja no âmbito das políticas, da escola ou da sala de aula, deve ser a garantia de aprendizagem de todos os alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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