dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Cenci, Adriane | |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T13:43:05Z | |
dc.date.available | 2018-07-19T13:43:05Z | |
dc.date.issued | 2012-11-26 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13851 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study is characterized as theoretical essay, proposing to look the management
and school inclusion from Vygotskian referential. It is a bibliographic search that
investigates Vygotsky’s contributions to management of inclusive education.The
reflections were organized in order that the author propositions could be instrumental
tool (theoretical instrumentation) for teachers' working. Thus, the Vygotsky’s writings
on disability - studies of Defectology - and other more specific concepts and their
relationships to management field were analyzed. The concepts were selected due to
the centrality of theoretical work and the potential contribution to the management
discussion on zone of proximal development, scientific concepts, language,
mediation, and culture. From the understanding of the cultural-historical theory,
greater dialogue was sought, deepening relations of Vygotsky’s ideas with the
management, understood in areas of educational management, school management,
and managing pedagogic matters. The meeting, the interweaving of references on
the management, the educational inclusion, and Vygotskian concepts allow us to
view alternatives to think education for everyone and at the same time education
concerned about the learning of each student. It is understood that the purpose of
any process of management organization, whether within the educational policies,
school, or classroom should be to ensure the learning of every student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vygotski | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.title | Educação para todos e cada um: considerações acerca da gestão para a educação Inclusiva | por |
dc.title.alternative | Education for everyone and for each one: considerations about management for inclusive education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo desenvolvido caracteriza-se como ensaio teórico, nele se propõe olhar a
gestão e a inclusão escolar a partir do referencial vygotskiano. Trata-se, assim, de
pesquisa bibliográfica que buscou analisar as contribuições de Vygotski para pensar
a gestão na promoção da educação inclusiva. As reflexões foram organizadas para
que as proposições do autor possam servir de instrumento (instrumentação teórica)
no trabalho dos professores. Desse modo, foram analisados os escritos de Vygotski
sobre a deficiência – os estudos da Defectología – e outros conceitos mais pontuais
a partir dos quais se teceu relações com o campo da gestão. Os conceitos foram
selecionados devido à centralidade na obra do teórico e pelo potencial de
contribuição para a discussão da gestão, são eles: zona de desenvolvimento
proximal, conceitos científicos, linguagem, mediação e cultura. A partir da
compreensão da teoria histórico-cultural, buscou-se maior interlocução
aprofundando as relações das ideias de Vygotski com a gestão compreendida nos
três ambitos: gestão educacional, gestão escolar e gestão do pedagógico. O
encontro, o entrecruzamento, do referencial acerca da gestão, da inclusão e dos
conceitos vygotskianos permitiu visualizar alternativas para pensar uma educação
que seja para todos e que, ao mesmo, tempo esteja preocupada com a
aprendizagem de cada aluno. Compreende-se que a finalidade de qualquer
processo de organização da gestão, seja no âmbito das políticas, da escola ou da
sala de aula, deve ser a garantia de aprendizagem de todos os alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |