Mostrar registro simples

dc.creatorAusani, Julio Cesar
dc.date.accessioned2018-07-20T13:34:33Z
dc.date.available2018-07-20T13:34:33Z
dc.date.issued2017-08-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13867
dc.description.abstractThe present dissertation is being developed by the Postgraduate Program in Professional and Technological Education, Academic Master's Course in Professional and Technological Education, from the Industrial Technical College of Santa Maria (CTISM), an integral unit of the Federal University of Santa Maria (UFSM). Through it, it is intended, based on bibliographical research and documentary analysis, to reflect on the national and international historical process that stimulated the implementation of technical education at the UFSM. It will start from the principle of the correlation of historical facts, based on authors of historical-dialectical materialism, to establish reflections on the historical framework that influenced the implementation of technical education in the scope of UFSM, the first Federal University installed in the interior of Rio Grande do Sul state, as well as comparing this line of thought with other researchers representing other research lines. The 1950s and 1960s were marked by the reordering of the capitalist productive model. This was at the time when Brazil began to feel the effects of the so-called "Green Revolution", which occurred in the second half of the twentieth century, established new parameters for world agricultural production, based on the high mechanization of crops, application of pesticides seeds and the use of new cultivation techniques. It was also in this context of polarization of the "Cold War," that Brazil effectively defined its role in the face of the new demands of capitalism, for example the "MEC-USAID" agreement and the establishment of new educational guidelines. This was also the period of implementation of the civil-military dictatorship whose governments articulated the mechanisms for the new relations between capital and labor. This research intends to reflect on this complex historical moment, seeking to (re)signify the context of the implantation of the professional technical education of average level in UFSM in the light of historical materialism. education of average level in UFSM in the light of historical materialism.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDitadura civil-militarpor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectMaterialismo históricopor
dc.subjectRelações de trabalhopor
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCivil-military dictatorshipeng
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectHistorical materialismeng
dc.subjectLabor relationseng
dc.titleEducação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeProfessional and technological education in a Brazil in transformation: the historical context of implantation of technical education at the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), unidade integrante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Através dele pretende-se, com base em pesquisas bibliográficas e análises documentais, refletir sobre o processo histórico nacional e internacional que estimulou a implantação do ensino técnico na UFSM. Partir-se-á do princípio da correlação dos fatos históricos, com base em autores do materialismo histórico-dialético, para estabelecer reflexões sobre o quadro histórico que influiu na implementação do ensino técnico no âmbito da UFSM, a primeira universidade federal instalada do interior do Rio Grande do Sul, bem como, cotejando essa linha de pensamento com outros pensadores representantes de outras linhas. As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas pela reordenação do modelo produtivo capitalista. Essa foi à época em que o Brasil começou a sentir os efeitos da chamada “Revolução Verde”, ocorrida na segunda metade do século XX, a qual estabeleceu novos parâmetros para a produção agrícola mundial, a partir da alta mecanização das lavouras, aplicação de defensivos agrícolas, sementes e o emprego de novas técnicas de cultivo. Foi também nesse contexto de polarização da “Guerra Fria”, que o Brasil efetivamente definiu seu papel frente às novas demandas do capitalismo, do que decorreu, por exemplo, o convênio “MEC-USAID” e o estabelecimento de novas diretrizes educacionais. Este foi ainda, o período de implantação da ditadura civil-militar cujos governos articularam os mecanismos para as novas relações entre capital e trabalho. Essa pesquisa pretende refletir sobre esse complexo momento histórico, buscando (re)significar o contexto da implantação do ensino profissional técnico de nível médio na UFSM à luz do materialismo histórico.por
dc.contributor.advisor1Pommer, Roselene Moreira Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635475892372110por
dc.contributor.referee1Pereira, Ascisio dos Reis
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9916588298312326por
dc.contributor.referee2Fagherazzi, Onorato Jonas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0218819122149859por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112069461031926por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International