A influência das mídias digitais no aprendizado dos alunos das séries iniciais do colégio Santa Teresa de Jesus
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da mídia digital, Internet, no
contexto da escrita e leitura nos educando do 4º do Ensino Fundamental do Colégio
Santa Teresa de Jesus, baseado na pesquisa bibliográfica disponível, com autores
reconhecidos. Contextualiza os temas de letramento digital, na sociedade da
informação; o hipertexto, a forma não linear de leitura e a metodologia do uso da
Internet no processo de ensino-aprendizagem, focada na interação e na relação açãoreflexão-
ação do educando, frente aos conhecimentos adquiridos no processo e o
aperfeiçoamento das habilidades envolvidas de leitor e escritor na realidade da
escola, registradas no site da mesma. Concebendo a escrita como uma tecnologia
que evolui de acordo com a cultura, requerendo o uso como forma de comunicação
mediada pelas mídias digitais vigentes. O hipertexto entra em cena, trazendo uma
forma própria de apresentar uma leitura que precisa da atuação direta do leitor para
percorrer diferentes caminhos, criando um segmento de leitura peculiar e distinto
aos demais leitores, com características introspectivas. Nesse caso, o leitor, necessita
estar em contínuo letramento, analógico e digital, para poder agir e interagir no seu
meio, fazendo uso das mídias digitais como veículo de comunicação e produção do
conhecimento. O trabalho em rede serve para conhecer outras realidades inseridas
num mesmo contexto, no caso da escola, pelo site oficial da Associação de Ensino e
Assistência Social Santa Teresa de Jesus, no qual é possível saber o que as escolas
estão trabalhando e como estão produzindo o conhecimento que está publicado na
web.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]