Gestão escolar: uma análise da gestão democrática desenvolvida no âmbito da rede pública municipal
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Data
2011-09-16Autor
Coelho, Geise Pereira Lessa
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O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a gestão escolar sob o horizonte dos princípios democráticos. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar de que forma o gestor viabiliza o processo de gestão democrática no interior do cotidiano escolar. Para a análise compreensiva da temática, a investigação apóia-se na abordagem qualitativa por meio de estudo etnográfico, na tentativa de aprofundar de forma reflexiva e crítica os processos implicados na gestão democrática escolar. Os aportes teóricos da pesquisa amparam-se nos estudos de Lück (1996), Dourado (2001), Paro (2006), Libâneo (2001) e em algumas normativas legais que introduzem a gestão escolar pautada nos princípios democráticos. Sob a perspectiva de um trabalho intersubjetivo, a ação do gestor se volta para projetos formativos, quebrando com as formas burocráticas, autoritárias e rígidas das organizações escolares. Em contraponto, procura promover em suas ações canais pautados em processos reflexivos, na busca da formação de sujeitos críticos e autônomos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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