dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Cervo, Irinita Bisognin | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T15:40:16Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T15:40:16Z | |
dc.date.issued | 2010-06-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The study aims to contextualize the development of teaching activities in their
educational and pedagogical aspects, noting among other things, the planning and
implementation of educationa lplans and organizational structure in an attempt to
rescue the students’ motivation for the act of learning.This paper would like to offer
thoughts on the matter since it is of fundamental importance to the teaching-learning
process. Studies on the proposed theme seek to summarize the importance of
playful in education, seeking a more meaningful learning in relation to cognitive,
affective, physical and social. So if we want know the world in which the child lives,
their games and their toys should be part of our daily lives. Finally, playfulness is an
inner need which the child is preparing for life learning to cooperate with his fellows,
living as a social being. Teacher and school should review their methodologies to
make their lessons more enjoyable and arousing greater interest in learning. Every
professional conscious of this reality, know how to use the playful in maximizing the
potential of the child and his education as a whole. The organization and
management of school work requires constant professional development, political,
scientific, educational - of all school staff. Driving a school means knowing your
reality, conduct monitoring and constant evaluation of the development of teachinglearning
process, and analyze the results objectively, share successful experiences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Construção do conhecimento | por |
dc.subject | Playful | eng |
dc.subject | Education and learning | eng |
dc.subject | Construction of knowledge | eng |
dc.title | O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | Use playful in the construction of knowledge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação
docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o
planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como a estrutura
organizacional na tentativa de resgatar a motivação dos alunos pelo ato de
aprender. O que se fez, portanto, foi um estudo de natureza exploratória e descritiva
na forma de pesquisa bibliográfica. Com este trabalho pretende-se proporcionar
reflexões acerca do assunto uma vez que o mesmo é de fundamental importância
para o processo ensino-aprendizagem. Estudos referentes ao tema proposto
buscam sintetizar a importância do lúdico na educação, na busca de uma
aprendizagem com mais sentido no que se refere ao desenvolvimento cognitivo,
afetivo, físico e social. Diante disso, se desejamos conhecer bem o mundo em que a
criança vive, devemos fazer parte de seus brinquedos e brincadeiras. Enfim,
ludicidade é uma necessidade interior onde a criança se prepara para a vida
aprendendo a cooperar com seus semelhantes, convivendo como ser social. Cabe
ao professor e a escola rever suas metodologias para tornar suas aulas mais
prazerosas e despertar maior interesse na aprendizagem. Todo profissional
consciente, desta realidade, saberá como utilizar o lúdico na valorização das
potencialidades da criança e na sua educação como um todo. A organização e a
gestão do trabalho escolar requerem o constante aperfeiçoamento profissionalpolítico,
científico, pedagógico - de toda a equipe escolar. Dirigir uma escola implica
conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o
desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e
fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |