Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorCervo, Irinita Bisognin
dc.date.accessioned2018-08-01T15:40:16Z
dc.date.available2018-08-01T15:40:16Z
dc.date.issued2010-06-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe study aims to contextualize the development of teaching activities in their educational and pedagogical aspects, noting among other things, the planning and implementation of educationa lplans and organizational structure in an attempt to rescue the students’ motivation for the act of learning.This paper would like to offer thoughts on the matter since it is of fundamental importance to the teaching-learning process. Studies on the proposed theme seek to summarize the importance of playful in education, seeking a more meaningful learning in relation to cognitive, affective, physical and social. So if we want know the world in which the child lives, their games and their toys should be part of our daily lives. Finally, playfulness is an inner need which the child is preparing for life learning to cooperate with his fellows, living as a social being. Teacher and school should review their methodologies to make their lessons more enjoyable and arousing greater interest in learning. Every professional conscious of this reality, know how to use the playful in maximizing the potential of the child and his education as a whole. The organization and management of school work requires constant professional development, political, scientific, educational - of all school staff. Driving a school means knowing your reality, conduct monitoring and constant evaluation of the development of teachinglearning process, and analyze the results objectively, share successful experiences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectEducation and learningeng
dc.subjectConstruction of knowledgeeng
dc.titleO lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolarpor
dc.title.alternativeUse playful in the construction of knowledgeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como a estrutura organizacional na tentativa de resgatar a motivação dos alunos pelo ato de aprender. O que se fez, portanto, foi um estudo de natureza exploratória e descritiva na forma de pesquisa bibliográfica. Com este trabalho pretende-se proporcionar reflexões acerca do assunto uma vez que o mesmo é de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem. Estudos referentes ao tema proposto buscam sintetizar a importância do lúdico na educação, na busca de uma aprendizagem com mais sentido no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. Diante disso, se desejamos conhecer bem o mundo em que a criança vive, devemos fazer parte de seus brinquedos e brincadeiras. Enfim, ludicidade é uma necessidade interior onde a criança se prepara para a vida aprendendo a cooperar com seus semelhantes, convivendo como ser social. Cabe ao professor e a escola rever suas metodologias para tornar suas aulas mais prazerosas e despertar maior interesse na aprendizagem. Todo profissional consciente, desta realidade, saberá como utilizar o lúdico na valorização das potencialidades da criança e na sua educação como um todo. A organização e a gestão do trabalho escolar requerem o constante aperfeiçoamento profissionalpolítico, científico, pedagógico - de toda a equipe escolar. Dirigir uma escola implica conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto