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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorCosta, Joacir Marques da
dc.date.accessioned2018-08-06T12:33:23Z
dc.date.available2018-08-06T12:33:23Z
dc.date.issued2012-08-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14009
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012.por
dc.description.abstractImbricated by public policies in education the management, told, democratic, reconfigures itself from a discursive appealing of quality, applying this idea to the extent where there is a new dynamic of management education in the country. There is a set of assessment regarding the quality of education that arises, through government policies and governmental actions aimed to articulate best results in the assessments, the school management is challenged to organize and be responsible for the quality of education , and thus, the speech is that it is for the school through the "autonomy" and "decentralization" placed, draw projects that allow a better quality of education and a better position in international rankings. Thus, questions about the realization of policy evaluation in the school, for instance, the look to the political circumstances is to understand its ramifications in both the macro (school systems) and in micro (school) educational management. Thus, it is considered the measures of the public policy of the government as the Education Development Plan (PDE), which reinforces the use of the Index of Basic Education Development (IDEB) to assess and convey the quality of education. Through the speeches of four teachers / school managers from two public institutions of Basic Education of Santa Maria / RS, there is a regulatory nature and imposing school management. It should be noted then that the meaning of democracy is fragile in some respects, but also there are possibilities of counter-hegemonic practices towards a participatory democracy, minimizing a representative democracy. Thus, the quality of education discusses the assessment policy as being measured by means of evidence and speeches by school managers to maximize function and a dimension of social responsibility to the school, then, to build a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectQuality of teachingeng
dc.subjectManagement schooleng
dc.titleGestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensinopor
dc.title.alternativeDemocratic management and the deployments of the policy(s) assessment of basic education: meanings of quality teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoImbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da educação no país. Há um jogo no processo de avaliação, logo, qualidade do ensino, que se coloca, mediante políticas de governo e ações/programas governamentais articulando-se e visando melhores resultados nas avaliações, a gestão escolar é desafiada a organizar e responsabilizar-se pela qualidade do ensino, e, com isso, o discurso é de que compete à escola, por meio da "autonomia" e "descentralização" posta, traçar projetos que viabilizem uma melhor qualidade da educação e uma melhor posição em rankings internacionais. Emergem daí, questões sobre a materialização de políticas de avaliação no espaço escolar, ou seja, o olhar para as conjunturas políticas é compreender seus desdobramentos tanto na macro (sistemas de ensino) como na micro (escola) gestão da educação. Assim, consideram-se os imbricamentos de políticas públicas de governo como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que reforça a utilização do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para avaliar e veicular a qualidade do ensino. Mediante os discursos de quatro professores/gestores escolares de duas instituições públicas de Educação Básica de Santa Maria/RS, verifica-se o caráter regulatório e impositivo à gestão escolar. Sublinha-se, então, que o sentido de democratização se fragiliza em alguns aspectos, mas que, também, há possibilidades de práticas contra¬hegemônicas visando uma democracia participativa, minimizando uma democracia representativa. Assim, a qualidade do ensino discorre pelas políticas de avaliação como podendo ser quantificável por meio de provas e nos discursos de gestores escolares maximiza-se uma dimensão de função e responsabilização social da escola para, aí sim, construir uma qualidade do ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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Acesso Aberto
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