dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Prates, Eliane Löfgren | |
dc.date.accessioned | 2018-08-07T14:46:29Z | |
dc.date.available | 2018-08-07T14:46:29Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14027 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article approach the importance of games with the recourse in overcame
from problems and difficulties of Trade School, directioned for pupils of 1st
ano and Special Education,some show disturbances of the instructionapprenticeship,
social and cognitive problems. Some, derived from families
of low rent and with problems of family structure. There games are being applied in at Informatics room of Olavo Bilac School localized in a
peripheric district in Santana do Livramento city. The objective is
practicability through of the informatics the complete of pupils with the new
environment and tools of work, integration pupils Education Special
Necessities Porters (PNEEs) for proportionate the recognition of your
“possibilities and to try win the difficulties”. Help the children in meditative
development, foursing bases of knowledge for analysis, concentration and
reasoning. Also, other objective is to create an environment of solidarity and
aggregation, preparing itself for changes, exigencies and new challenges in
dynamics accelerated of modem system. The results obtained, were
compensates, overcame the expectations, being so, possible the utilization
and the affix that recourse in practices of class room, integration and include
the pupils, proportion the development social, intellectual, cultural and
respecting your limitations inherent the each one. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Superação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Trade school | eng |
dc.subject | Overcome-dominate | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | A importância dos jogos como recurso na superação dos problemas de aprendizagem na turma de primeiro ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda a importância dos jogos como recurso na superação de
problemas e dificuldades de aprendizagem, direcionado aos alunos do 1º ano
e Educação Especial, alguns apresentam distúrbios de aprendizagem,
problemas sociais e cognitivos. Alguns, oriundos de famílias de baixa renda e
com problemas de estrutura familiar. Estes jogos estão sendo aplicados na
Sala de Informática, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olavo Bilac,
localizada em um bairro periférico, na cidade de Santana do Livramento
(RS). O objetivo é viabilizar através da informática a interação dos alunos
com o novo ambiente e ferramentas de trabalho, integrando alunos
Portadores de Necessidades Especiais Educacionais (PNEEs) para
proporcionar o reconhecimento de suas “possibilidades e tentar vencer as
dificuldades” e no desenvolvimento cognitivo, focando bases de
conhecimento para análise, concentração e raciocínio. Também, tem como
objetivo criar um ambiente de solidariedade e agregação, preparando-os para
as mudanças, exigências e novos desafios na dinâmica acelerada do sistema
moderno. Os resultados obtidos foram compensadores, superando as
expectativas, sendo então, possível a utilização e a aplicação desse recurso
nas práticas da sala de aula, integrando e incluindo os alunos, proporcionando
o desenvolvimento social, intelectual, cultural e respeitando suas limitações
inerentes a cada um. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |