Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorRosa, Maria Lúcia Fonseca da
dc.date.accessioned2018-09-03T12:04:52Z
dc.date.available2018-09-03T12:04:52Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14157
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study has as central inssue, the importance of the work of the educacional advisor in school management. For the development of this research was used the methodology of qualitative research, using as research instruments: semistructured interview and bibliographic research. Through a search, about the work origin of the Educacional Orientation and its trajectory in the course of time, it was analyzed its action in The Brazilian Educational Context. Soon, it is possible, to emphasize the relevance of its function in the everyday school, in relation to students, teachers, family and school community. Observing, the current moment, knowing that the education is primordial and essential, in the sense of facing the difficulties and adversities that present themselves. We emphasize the main function of the educational advisor that it is to prepare the student, giving suport to their general education, for them to act critically and in a participanting way, as a citizen, in a search of changes and social transformation. It is the Educational Orientation that will mediate, reconcile and manage conflits, among the protagonists of the educational process. Faced with the countless demands in the everyday school, the Educational Orientation, acquire more and more, a space of great importance in the composition of educational management. Through a searching realized in three public schools in Rosário do Sul/RS, it noticied that the same are, parcial or totally, needy of the presence of the Educational Orientation in their directive teams, what makes significantly difficult the padagogical work of these instituitions in searching to provide to the student, a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOrientação educacionalpor
dc.subjectEducandopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducational orientationeng
dc.subjectLearnereng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA importância do trabalho do orientador educacional na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe importance of educational guidance in school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como questão central, a importância do trabalho do orientador educacional na gestão escolar. Para o desenvolvimento desta investigação foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos de pesquisa: entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. Através de uma pesquisa, sobre a origem do trabalho da Orientação Educacional e sua trajetória no decorrer dos tempos, analisamos sua atuação no contexto educacional brasileiro. Logo, é possível, destacar a relevância de sua função no cotidiano escolar, em relação aos alunos, professores, família e comunidade escolar. Observando, o momento atual, sabendo que a educação é primordial e essencial, no sentido de enfrentarmos as dificuldades e adversidades que se apresentam. Destacamos a principal função do orientador educacional que é a de preparar o educando, dando suporte a sua formação geral, para que este atue de forma crítica e participativa, como cidadão, na busca de mudanças e transformação social. É a Orientação Educacional que vai mediar, conciliar e gerenciar conflitos, entre os protagonistas do processo educativo. Diante das inúmeras demandas do cotidiano escolar, a Orientação Educacional, adquire cada vez mais, um espaço de suma importância na composição da gestão escolar. Através da pesquisa realizada em três escolas públicas estaduais de Rosário do Sul/RS, constatou-se que as mesmas estão, parcial ou totalmente, carentes da presença da Orientação Educacional em suas equipes diretivas, o que dificulta significativamente o trabalho pedagógico dessas instituições na busca de proporcionar ao educando, uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto