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A comunicação pedagógica e o trabalho coletivo: estratégias de ação para uma gestão democrática na escola de educação infantil
dc.contributor.advisor | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.creator | Stoelben, Angela Cristina | |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T12:33:38Z | |
dc.date.available | 2018-09-04T12:33:38Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14174 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work aims to propose power strategies of decentralization that are able to contribute for a more democratic management at a Childhood School. It is a bibliographical research with a qualitative approach, supported in the theoretical framework of authors such as PARO (2000, 2006, 2016, 2017), BORDIGNON; GRACINDO (2011); LIBÂNEO (2007); FOLETTO; ISAIA (2017) that have brought great contributions on the subject, allowing the reflection of how this process can and should be possible in school environments. As a result, it was perceived that, since the school is a space of experience and formation, it is necessary that the different segments of the educational context perceive the real benefits of collaborative work, disagreeing and understanding that education is not an individualized thinking, but collective, exchanging, sharing, in group. Therefore, it is necessary to resume dialogues through pedagogical communication and group observation. Thus, it is concluded that collaborative work points to be an indispensable tool in the educational scenario. The group participation in the construction and reconstruction of ideas through reflection and pedagogical communication in groups favors a change of paradigms, thoughts and actions in search of a consistent democratic management with the education, which in fact is needed and deserved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Trabalho coletivo | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Collaborative work | eng |
dc.title | A comunicação pedagógica e o trabalho coletivo: estratégias de ação para uma gestão democrática na escola de educação infantil | por |
dc.title.alternative | Pedagogical communication and collaborative work: action strategies for a democratic management at a childhood school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral propor estratégias de descentralização de poder capazes de contribuir com uma gestão mais democrática na escola de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com apoio no referencial teórico de autores como PARO (2000, 2006, 2016, 2017), BORDIGNON; GRACINDO (2011); LIBÂNEO (2007); FOLETTO; ISAIA (2017) que trouxeram grandes contribuições sobre o assunto, permitindo a reflexão de como esse processo pode e deve ser possível nos ambientes escolares. Como resultado, percebeu-se que, sendo a escola um espaço de vivência e formação, é mister que os diferentes segmentos do contexto educacional percebam os reais benefícios do trabalho colaborativo, desacomodando-se e entendendo que não se faz mais educação no pensamento individualizado, e sim, na coletividade, na troca, na partilha, no grupo. Para tanto, é necessário retomar diálogos por meio da comunicação pedagógica e da reflexão conjunta. Assim, conclui-se que o trabalho coletivo aponta como sendo uma ferramenta indispensável no cenário educacional. A participação do grupo na construção e reconstrução de ideias através da reflexão conjunta e da comunicação pedagógica favorece uma mudança de paradigmas, de pensamentos e de ações em busca de uma gestão democrática condizente com a educação que de fato se precisa e merece. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
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Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD