Show simple item record

dc.creatorFernandes, Andressa Brenner
dc.date.accessioned2018-09-05T13:06:45Z
dc.date.available2018-09-05T13:06:45Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14197
dc.description.abstractThe present study, entitled “Space and subject: a discursive analysis of the documentary O Cárcere e a Rua” aims at investigating discursive positions occupied by women in semi-open regime, registered at the Female Hostel (SUSEPE) and from the streets of Porto Alegre city – RS, and, consequently, aims at the image they make of themselves. To do so, we worked with excerpts (ORLANDI, 1984) of the documentary O Cárcere e a Rua (2004), by Liliana Sulzbach, which we chose as our object of analysis. O Cárcere e a Rua presents discourses of women who are in closed regime at the Female Penitentiary Madre Pelletier, in Porto Alegre – RS. Thus, this study, based on Discourse Analysis (DA) assumptions, takes this object as a text, set by formulations, in the counterpart of discourse (ORLANDI, 2008). From this, we organized the study in three parts, called chapters: the first chapter contemplates the subject covered here, the issue of prison and the hostel – their compositions and ways of functioning – as well as the theoretical and analytical devices used in this research; the second chapter covers the documentary in relation to cinematographic field; and the documentary in relation to DA, as well as the issue of image for DA; and the third chapter encompasses the analyses, in which we problematized our objective in order to reflect about it. It is important to point out that the analyses reveal that women, in semi-open regime, occupy different discursive positions in the inside of a unique discursive formation and produce distinct images of themselves.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectMulheres em cárcerepor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectWomen in prisoneng
dc.titleEspaço e sujeito: uma análise discursiva do documentário O cárcere e a ruapor
dc.title.alternativeSpace and subject: a discursive analysis of the documentary O cárcere e a ruaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo, intitulado “Espaço e sujeito: uma análise discursiva do documentário o Cárcere e a Rua”, tem como objetivo investigar as posições discursivas ocupadas pelas mulheres no regime semiaberto, inscritas na espacialidade do Albergue Feminino (SUSEPE) e das ruas da cidade de Porto Alegre - RS, e, por consequência, a imagem que fazem de si. Para tanto, trabalhamos com recortes (ORLANDI, 1984) do documentário O Cárcere e a Rua (2004), de Liliana Sulzbach, o qual elegemos como nosso objeto de análise. O Cárcere e a Rua apresenta discursos de mulheres que cumprem pena no regime fechado, na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre -RS, e no regime semiaberto, no Albergue Feminino (SUSEPE), também em Porto Alegre -RS. Assim, este estudo, ancorado nos pressupostos da Análise de Discurso (AD), toma esse objeto enquanto texto, estabelecido por formulações, na contrapartida do discurso (ORLANDI, 2008). A partir disso, organizamos o trabalho em três partes, designadas de capítulos: o primeiro capítulo contempla o tema aqui tratado, a questão da prisão e do Albergue – suas constituições e seus modos de funcionamento –, bem como o dispositivo teórico e o dispositivo analítico utilizados nesta pesquisa; o segundo capítulo abrange o documentário para o campo cinematográfico, e o documentário para a AD, assim como a questão da imagem para a AD; e o terceiro capítulo abarca as análises, em que problematizamos nosso objetivo em vista de contemplá-lo. Importante destacar que as análises revelam que as mulheres, no regime semiaberto, ocupam diferentes posições discursivas, no interior de uma mesma formação discursiva, e produzem distintas imagens de si.por
dc.contributor.advisor1Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.contributor.referee1Venturini, Maria Cleci
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8910951298223920por
dc.contributor.referee2Medeiros, Caciane Souza de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8910951298223920por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4660248277733168por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.