dc.creator | Fernandes, Andressa Brenner | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T13:06:45Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T13:06:45Z | |
dc.date.issued | 2018-02-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14197 | |
dc.description.abstract | The present study, entitled “Space and subject: a discursive analysis of the documentary O Cárcere e a Rua” aims at investigating discursive positions occupied by women in semi-open regime, registered at the Female Hostel (SUSEPE) and from the streets of Porto Alegre city – RS, and, consequently, aims at the image they make of themselves. To do so, we worked with excerpts (ORLANDI, 1984) of the documentary O Cárcere e a Rua (2004), by Liliana Sulzbach, which we chose as our object of analysis. O Cárcere e a Rua presents discourses of women who are in closed regime at the Female Penitentiary Madre Pelletier, in Porto Alegre – RS. Thus, this study, based on Discourse Analysis (DA) assumptions, takes this object as a text, set by formulations, in the counterpart of discourse (ORLANDI, 2008). From this, we organized the study in three parts, called chapters: the first chapter contemplates the subject covered here, the issue of prison and the hostel – their compositions and ways of functioning – as well as the theoretical and analytical devices used in this research; the second chapter covers the documentary in relation to cinematographic field; and the documentary in relation to DA, as well as the issue of image for DA; and the third chapter encompasses the analyses, in which we problematized our objective in order to reflect about it. It is important to point out that the analyses reveal that women, in semi-open regime, occupy different discursive positions in the inside of a unique discursive formation and produce distinct images of themselves. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise de discurso | por |
dc.subject | Sujeito | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Mulheres em cárcere | por |
dc.subject | Discourse analysis | eng |
dc.subject | Subject | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.subject | Women in prison | eng |
dc.title | Espaço e sujeito: uma análise discursiva do documentário O cárcere e a rua | por |
dc.title.alternative | Space and subject: a discursive analysis of the documentary O cárcere e a rua | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo, intitulado “Espaço e sujeito: uma análise discursiva do documentário o Cárcere e a Rua”, tem como objetivo investigar as posições discursivas ocupadas pelas mulheres no regime semiaberto, inscritas na espacialidade do Albergue Feminino (SUSEPE) e das ruas da cidade de Porto Alegre - RS, e, por consequência, a imagem que fazem de si. Para tanto, trabalhamos com recortes (ORLANDI, 1984) do documentário O Cárcere e a Rua (2004), de Liliana Sulzbach, o qual elegemos como nosso objeto de análise. O Cárcere e a Rua apresenta discursos de mulheres que cumprem pena no regime fechado, na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre -RS, e no regime semiaberto, no Albergue Feminino (SUSEPE), também em Porto Alegre -RS. Assim, este estudo, ancorado nos pressupostos da Análise de Discurso (AD), toma esse objeto enquanto texto, estabelecido por formulações, na contrapartida do discurso (ORLANDI, 2008). A partir disso, organizamos o trabalho em três partes, designadas de capítulos: o primeiro capítulo contempla o tema aqui tratado, a questão da prisão e do Albergue – suas constituições e seus modos de funcionamento –, bem como o dispositivo teórico e o dispositivo analítico utilizados nesta pesquisa; o segundo capítulo abrange o documentário para o campo cinematográfico, e o documentário para a AD, assim como a questão da imagem para a AD; e o terceiro capítulo abarca as análises, em que problematizamos nosso objetivo em vista de contemplá-lo. Importante destacar que as análises revelam que as mulheres, no regime semiaberto, ocupam diferentes posições discursivas, no interior de uma mesma formação discursiva, e produzem distintas imagens de si. | por |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Verli Fátima Petri da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4907455690392249 | por |
dc.contributor.referee1 | Venturini, Maria Cleci | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8910951298223920 | por |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Caciane Souza de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8910951298223920 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4660248277733168 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |