dc.contributor.advisor | Costa, Marta Cocco da | |
dc.creator | Copatti, Mônica | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T13:41:33Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T13:41:33Z | |
dc.date.issued | 2011-07-01 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1420 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The permanent health education was adopted in order to change the public network into a teaching and
learning network during this study. This work presents some reflections about the educational process in
health showing some challenges and possibilities of this device in health services. Therefore, to achieve
this it was made a revision in the references related to the topic. The information found show that among
them there are many challenges to overcome the traditional education model; allowing the care with the
user needs and the user context beyond the professionals’ sensitization to the insertion of this device in
the health service; and one of these great possibilities is to implement an action-reflection-action process
in the workplace mainly creating centers of permanent health education. However, it is evident that
educational practices should involve – teaching, health management, attention practice, and social control
– to be actually effective and suitable to the proposals of the National Politics in the Permanent Health
Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação permanente em saúde | por |
dc.subject | Possibilidades | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.title | Educação permanente em saúde: tecendo reflexões acerca das possibilidades e dos desafios nos serviços de saúde | por |
dc.title.alternative | Standing in health education: weaving reflections about the possibilities and the challenges in health services | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Permanente em Saúde foi adotada com a finalidade de tornar a rede pública uma rede de
ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre
esse processo educativo em saúde, apresentando alguns desafios e possibilidades desse dispositivo nos
serviços de saúde. Realizou-se, para tanto, uma revisão de referenciais relacionados à temática. Os
dados mostram que há muitos desafios entre eles o de superar o modelo de educação tradicional;
permitir a problematização do cuidado a partir das necessidades e do contexto dos usuários; além da
sensibilização dos profissionais para a inserção desse dispositivo no cenário da saúde; e uma das suas
grandes possibilidades é poder instituir um processo de ação-reflexão-ação no ambiente de trabalho
principalmente pela criação de pólos de educação permanente. No entanto, evidencia-se que as práticas
educativas precisam envolver – ensino, gestão setorial, práticas de atenção, controle social - para que
sejam de fato efetivas e condizentes com as propostas da Política Nacional de Educação Permanente em
Saúde. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul | por |