dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Dias, Patrícia da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T14:03:21Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T14:03:21Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14293 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present research aimed to analyze the importance of the school community participation in the organization, planning and execution school activities as a form of responsible participation in the educational process. The question that involved the present work relates to the fact to detect how the school community exerts its function of law in the researched school and if the management school really occurs as it is provided for in the legislation. As a methodological procedure, a questionnaire was applied with open questions where students‟ relatives and teachers from the school informed the actions promoted by the school in order to promote the participation of the parents in the democratic school management. The analyzed reflections point to a reality that shows the stimulation by managers to the participation of the parents in the school life of their sons and they, being able to dialogue with the teachers and to the management team, feel welcomed and valued in the school environment. Those stimulations occur by the understanding and appreciation of this segment of the school community wishes. As a conclusion, we could observe that parents receive special attention and they are motivated to take part of the school management, joining external and internal school community in the search of dialogue and interaction, harmoniously, creating, in this sense, a welfare environment and the appreciation of all school segments. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Parents | eng |
dc.subject | School community | eng |
dc.title | A gestão escolar democrática e a participação da comunidade escolar | por |
dc.title.alternative | The democratic management school and the participation of the school community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar a importância da participação da comunidade escolar na organização, planejamento e execução das atividades escolares como forma de participação responsável no processo educacional. A problemática que envolveu o presente trabalho relaciona-se ao fato de descobrir como a comunidade escolar exerce sua função de direito dentro da escola pesquisada e se ocorre realmente à gestão democrática prevista na legislação. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas onde familiares dos alunos e professores lotados na escola informaram as ações promovidas pela escola no intuito de favorecer a participação dos pais na Gestão Democrática Escolar. As reflexões analisadas apontam para uma realidade que demonstra o estimulo por parte dos gestores à participação dos pais na vida escolar de seus filhos e que estes ao poderem dialogar com os professores e equipe diretiva se sentem acolhidos e valorizados dentro do ambiente escolar. Tais estímulos se dão pelo entendimento e valorização dos anseios deste segmento da comunidade escolar. Como conclusão verificou-se que os pais recebem atenção especial e são instigados a fazerem parte da gestão escolar unindo assim a comunidade externa e interna escolar na busca de diálogo e interação de forma harmoniosa, criando-se neste sentido um clima de bem estar e valorização de todos os segmentos escolares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |