dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Maria Dias de | |
dc.creator | Davis, Nilciane Cereni Marcon Greff | |
dc.date.accessioned | 2018-09-14T10:55:04Z | |
dc.date.available | 2018-09-14T10:55:04Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14300 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work has the theme “The reading in the fundamental school and
the paper of the school director in the formation of citizenship reader”. It realized
through of bibliographic and field research. The work had as objective to study and to
analyze the importance of reading and to discuss the contributions and the school
director paper in the development and citizenship of reader. We can say that the
reading is important and necessary to life of human being, because through this we
can have access to an infinity of knowledge about ourselves and the world. Like this
we can observe, from of various readings, that the act to read constitute in the
instrument of fight against the domination and the critical and make with that the
reader not only understand the ideas passed to an author but also position in front of
her. The teacher, while intervene and conquering of the reader and oriented to the
school director, he must be reference point to the “knowledges” of the habit to read. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | School gestation | eng |
dc.title | A leitura no ensino fundamental e o papel da gestão escolar na formação do leitor cidadão | por |
dc.title.alternative | The reading in the fundamental school and the schooldirector paper in the formation of citizenship reader | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema “A leitura no Ensino Fundamental e o
papel da gestão escolar na formação do leitor cidadão”. Foi realizado através de
pesquisa de campo de caráter qualitativo. O mesmo teve como objetivo analisar a
importância da leitura e também discutir as contribuições e o papel da gestão
escolar no desenvolvimento e cidadania do leitor. Pode-se afirmar que a leitura é
importante e necessária à vida do ser humano, pois através dela podemos ter
acesso a uma infinidade de conhecimentos acerca de nós mesmos e do mundo.
Assim, podemos observar que o ato de ler constitui-se em um instrumento de
criticidade e de luta contra a dominação e, faz com que o leitor não só compreenda
as ideias veiculadas, mas posicione-se diante dela. O professor, enquanto mediador
e conquistador do leitor e orientado pelo gestor da escola, deve ser o ponto de
referência para as “aprendizagens” do hábito de ler. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |