dc.contributor.advisor | Ardans-Bonifacino, Hector Omar | |
dc.creator | Ripplinger, Tiéle | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T12:18:43Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T12:18:43Z | |
dc.date.issued | 2009-05-28 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14354 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The great difficulty in understanding the mathematical contents experienced
by most of the students in the schools, in the High School in particular, is many times
credited to the lack of applicability of mathematical knowledge in daily situations. In
fact there is a distance between the Mathematics that is taught in the school and the
one that is used in the resolution of daily problems. From this perspective the
teaching of the subject has contributed so that students have become unmotivated
and apathetic in the learning process. Facing this reality and based in the need of
producing a campaign for environmental education in the schools, in a systematic
and transversal way and in all education levels, this study intends to show a method
to place the environmental thematic in the education of Mathematics on basic
education. For such task different activities have been created that link mathematical
contents with the environmental thematic. The method employed in the creation of
such activities is the Mathematical Modeling, understood as teaching-learning
strategy, through which real situations are changed into mathematical problems. This
work methodology makes possible to bring the reality for the classroom. It also
approaches problems that are related to the day-to-day of the students, and in this
case it makes possible the interaction of the Mathematics with the environment
question. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.title | Educação ambiental: possibilidades a partir do ensino da matemática | por |
dc.title.alternative | Environmental education: possibilities from the mathematics teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A grande dificuldade na compreensão dos conteúdos matemáticos vivida por
boa parte dos estudantes nas escolas, em especial no Ensino Médio, é atribuída,
muitas vezes, à falta de aplicabilidade dos conhecimentos dessa área nas situações
diárias. Na verdade há uma distância entre a matemática que é ensinada na escola
e aquela que é utilizada na resolução dos problemas cotidianos. Sob esse viés o
ensino de matemática tem contribuído para que os alunos se tornem desmotivados e
apáticos durante o seu processo de aprendizagem. Frente a essa realidade e
baseado na necessidade de se desenvolver um trabalho de educação ambiental nas
escolas, de forma sistêmica e transversal, em todos os níveis de ensino, este estudo
se propôs a mostrar de que forma é possível inserir a temática ambiental no ensino
de matemática da educação básica. Para tal foram elaboradas diversas atividades
que relacionam conteúdos matemáticos com a temática ambiental. O método
utilizado na elaboração de tais atividades é o da Modelagem Matemática, entendida
como uma estratégia de ensino aprendizagem, através da qual situações reais são
transformadas em problemas matemáticos. Esta metodologia de trabalho possibilita
trazer a realidade para a sala de aula, abordando problemas que estão relacionados
ao cotidiano dos alunos e, neste caso, viabiliza a interação da Matemática com a
questão ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |