Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArdans-Bonifacino, Hector Omar
dc.creatorRipplinger, Tiéle
dc.date.accessioned2018-09-19T12:18:43Z
dc.date.available2018-09-19T12:18:43Z
dc.date.issued2009-05-28
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14354
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe great difficulty in understanding the mathematical contents experienced by most of the students in the schools, in the High School in particular, is many times credited to the lack of applicability of mathematical knowledge in daily situations. In fact there is a distance between the Mathematics that is taught in the school and the one that is used in the resolution of daily problems. From this perspective the teaching of the subject has contributed so that students have become unmotivated and apathetic in the learning process. Facing this reality and based in the need of producing a campaign for environmental education in the schools, in a systematic and transversal way and in all education levels, this study intends to show a method to place the environmental thematic in the education of Mathematics on basic education. For such task different activities have been created that link mathematical contents with the environmental thematic. The method employed in the creation of such activities is the Mathematical Modeling, understood as teaching-learning strategy, through which real situations are changed into mathematical problems. This work methodology makes possible to bring the reality for the classroom. It also approaches problems that are related to the day-to-day of the students, and in this case it makes possible the interaction of the Mathematics with the environment question.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.titleEducação ambiental: possibilidades a partir do ensino da matemáticapor
dc.title.alternativeEnvironmental education: possibilities from the mathematics teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA grande dificuldade na compreensão dos conteúdos matemáticos vivida por boa parte dos estudantes nas escolas, em especial no Ensino Médio, é atribuída, muitas vezes, à falta de aplicabilidade dos conhecimentos dessa área nas situações diárias. Na verdade há uma distância entre a matemática que é ensinada na escola e aquela que é utilizada na resolução dos problemas cotidianos. Sob esse viés o ensino de matemática tem contribuído para que os alunos se tornem desmotivados e apáticos durante o seu processo de aprendizagem. Frente a essa realidade e baseado na necessidade de se desenvolver um trabalho de educação ambiental nas escolas, de forma sistêmica e transversal, em todos os níveis de ensino, este estudo se propôs a mostrar de que forma é possível inserir a temática ambiental no ensino de matemática da educação básica. Para tal foram elaboradas diversas atividades que relacionam conteúdos matemáticos com a temática ambiental. O método utilizado na elaboração de tais atividades é o da Modelagem Matemática, entendida como uma estratégia de ensino aprendizagem, através da qual situações reais são transformadas em problemas matemáticos. Esta metodologia de trabalho possibilita trazer a realidade para a sala de aula, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano dos alunos e, neste caso, viabiliza a interação da Matemática com a questão ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto