dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Renner, Lucimar Rigo | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T14:54:12Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T14:54:12Z | |
dc.date.issued | 2010-01-15 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14358 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The education is related with activities that provide student's learning as fellow full
construction form. In this context, it emerges the Projects Pedagogy, systematic of teaching
and learning that has as characteristic the conduction systematized of techniques and activities
that promote the knowledge construction. This way, the present study gave with the goal of
analyzing the projects importance in the education, emphasizing the paper of the school
administration in the conduction of this methodology. For the conduction of this work, it
accomplished bibliographical research, from which can point to the fact that the Projects
Pedagogy, in spite to of being a long time ago used methodology and spread in the middle
educational, still finds resistance in many school institutions. Such fact indicates the need to
that the school administration takes over your paper in the pedagogical qualification of
schools and instrumentalizes your teachers for the work with projects. That can happen by
times and spaces organization, by the community's sensibility school and by the formation in
teachers' service, of form to formalize a projects culture in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Pedagogia de projetos | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Projects pedagogy | eng |
dc.subject | School administration | eng |
dc.title | A importância da pedadogia de projetos | por |
dc.title.alternative | The projects pedagogy importance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação está relacionada com atividades que proporcionam a aprendizagem do aluno
como forma de construção plena do sujeito. Nesse contexto, emerge a Pedagogia dos Projetos,
sistemática de ensino e aprendizagem que tem como característica a condução sistematizada
de técnicas e atividades que promovem a construção do conhecimento. Assim, o presente
estudo se deu com o objetivo de analisar a importância dos projetos na educação, enfatizando
o papel da gestão escolar na condução desta metodologia. Para a condução deste trabalho,
realizou-se pesquisa bibliográfica, a partir da qual se pode apontar para o fato de que a
Pedagogia de Projetos, apesar de ser uma metodologia há muito tempo utilizada e difundida
no meio educativo, ainda encontra resistência em muitas instituições escolares. Tal fato indica
a necessidade de que a gestão escolar assuma o seu papel na qualificação pedagógica das
escolas e instrumentalize seus professores para o trabalho com projetos. Isso pode acontecer
pela organização dos tempos e espaços, pela sensibilização da comunidade escolar e pela
formação em serviço dos professores, de forma a concretizar uma cultura de projetos no
ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |