dc.contributor.advisor | Pertile, Solange de Lurdes | |
dc.creator | Cocco, Vanderléa Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T13:29:25Z | |
dc.date.available | 2016-04-06T13:29:25Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1437 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents the results obtained from the application of educational softwares in classroom
with the students of the 5th year of Elementary Teaching School Priest João Zanella, Nova Palma
Town, Rs. In the opportunity are presented some reflexions about the contributions of the use of
softwares to the learning of the referred students. The aim is to promote a discussion and evaluate how
the educational softwares can contribute in the teaching-learning process of the orthography of the
students of the 5th year. The methodology used was the research-action, with the aim to verify the
possibility of use of the educational softwares to contribute to the teaching-learning process of the
content of orthography in the classes of Portuguese. The main conclusion is that one of the softwares
applied did not contribute to the improvement of the students` learning of the age between 10 and 13
years, although it provides immediate error and rightness of the studied orthography. Moreover, we
noticed that the ideal use of the educational softwares in the learning-teaching requires the analysis of
some criteria so that we can achieve success in the proposed activity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Softwares educacionais | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | O uso dos softwares educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da ortografia no 5º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação dos softwares educacionais em sala de aula com alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre João Zanella, Nova Palma, RS. Na oportunidade são apresentadas algum as reflexões acerca das contribuições do uso dos softwares para a aprendizagem dos referidos alunos. O objetivo é promover a discussão e avaliar quão os softwares educacionais podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da ortografia aos alunos do 5º ano. A metodologia usada foi á pesquisa-ação, com a finalidade de verificar a possibilidade do uso dos softwares educacionais contribuírem no processo de ensino aprendizagem do conteúdo de ortografia
nas aulas de português. A principal conclusão é que um dos softwares aplicados não contribui para a melhoria do aprendizado dos alunos de faixa etária entre 10 e 13 anos, apesar de proporcionar o erro e acerto imediato da ortografia estudada. Além disso, percebeu-se que o uso ideal dos softwares educacionais no ensino-aprendizagem exige a análise de alguns critérios para que se obtenha sucesso na
atividade proposta. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |