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dc.contributor.advisorHatje, Marli
dc.creatorRohde, Ariane Lara
dc.date.accessioned2018-09-26T13:40:57Z
dc.date.available2018-09-26T13:40:57Z
dc.date.issued2009-01-12
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14392
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSedentarismopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectSedentarismo tecnológicopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.titleSedentarismo tecnológico em estudantes e os (possíveis) reflexos nas aulas de Educação Física Escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO desenvolvimento e o avanço tecnológico estão reconfigurando as atuais formas de espaço e tempo, levando-nos a constantes e rápidas transformações, o que está tornando a sociedade cada vez mais sedentária. O sedentarismo tecnológico é uma conseqüência dessa realidade. Sedentarismo Tecnológico é fruto de um baixo índice de atividade física, aliado a uma alta exposição à tecnologia. O estudo teve como objetivo detectar e analisar o sedentarismo tecnológico em escolares e os possíveis reflexos nas aulas de Educação Física Escolar. A amostra esteve constituída de 53 alunos, da 6ª a 7ª séries (entre 11 e 15 anos), de ambos os sexos. Após a seleção dos alunos considerados sedentários tecnológicos, o grupo de estudo passou a ser de 6 alunos, sendo 3 do gênero feminino e 3 do masculino, com idade entre 12 e 15 anos, de uma escola pública do município de Vera Cruz, RS que freqüentavam as aulas de Educação Física, além de duas professoras de Educação Física que lecionavam para estes alunos. O instrumento de pesquisa aplicado foi um questionário com perguntas fechadas aplicados aos alunos e entrevista estruturada com perguntas abertas, realizadas com as professoras. Notou-se que os alunos sedentários tecnológicos possuem acesso as tecnologias e que não possuem nenhum tipo de restrição quanto ao tempo de exposição das mesmas por parte de seus responsáveis, passando muitas horas à frente delas. Em relação ao perfil traçado pelos alunos sedentários tecnológicos, 100% se dizem preguiçosos, 83,33% ansiosos, 100% dizem dormir tarde, porque ficam assistindo televisão ou na internet e 83,33% dizem acordar tarde e quando não há o que fazer ficam na cama. Em relação às aulas de educação física, constatou-se que 83,33% dos alunos não participavam de forma integral das mesmas, 66,65% apresentavam algum tipo de dificuldade em realizar determinadas tarefas solicitadas pelas professoras, que conforme elas eram devido à falta de vontade, preguiça, por serem acomodados e pela falta de habilidade nas atividades propostas. Nota-se reflexos negativos do sedentarismo tecnológico nas aulas de educação física, principalmente no que diz respeito a participação dos alunos nas aulas, o que traz sérias implicações, tanto no que diz respeito a aquisição de um estilo de vida ativo por parte dos jovens, quanto a importância que atribuem às aulas de educação física.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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