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dc.contributor.advisorSilva, Sandra Suzana Maximowitz
dc.creatorRibeiro, Maria Cecília Corrêa de Souza
dc.date.accessioned2018-09-28T13:27:08Z
dc.date.available2018-09-28T13:27:08Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14421
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusivapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.titleFormação de professores para a educação inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Ji-Paraná, RO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências atuais. Esta realidade abre um espaço para algo mais amplo, que seria uma Política para a Formação do Educador em Serviço, traduzida em programas e ações diversificados, atendendo aos anseios dos educadores escolares. Sabemos que um dos anseios do trabalho docente é atender às especificidades de aprendizagem de cada criança. O professor deve ter como compromisso a promoção da aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, considerando e respeitando as diferenças decorrentes de questões sócio-culturais, étnicas, lingüísticas e, também, de problemas de ordem física, sensorial ou intelectual. Aprender a buscar respostas educativas que favoreçam o sucesso escolar de seus alunos, levando em conta os quatro pilares educacionais propostos pela UNESCO de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. O professor da educação inclusiva precisa favorecer oportunidades educacionais que leve os alunos à apropriação do conhecimento que possibilitem a construção e desenvolvimento de competências necessárias para sua autonomia e participação na sociedade.Por este motivo a formação de professores destaca-se como um tema crucial e, sem dúvida, um dos mais importantes dentre as políticas públicas para a educação. Para que essa ação aconteça de maneira satisfatória, faz-se necessário além de uma formação inicial consistente, a formação continuada em serviço, cuja finalidade seja promover o desenvolvimento profissional do educador e a melhoria nas propostas de intervenção para atuar de maneira eficiente junto aos discentes, objetivando a promoção de escolas inclusivas, assegurando educação de qualidade para todos os alunos, independente de deficiência, desenvolvendo o processo de formação de professores com princípios e estratégias metodológicas que garantam embasamento teórico e prático para o professor educar para a diversidade; A metodologia utilizada será uma abordagem de cunho qualitativo.A realidade social a qual estamos vivendo possui dimensões qualitativas que nos ajuda a pensar na qualidade do profissional que temos e o que necessitamos. Para atender aos reclamos de uma educação inclusiva, é necessário que os cursos de formação de professores repensem seus currículos e seus programas educacionais, tendo como meta fundamental o ser humano que deseja formar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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