dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Suzana Maximowitz | |
dc.creator | Ribeiro, Maria Cecília Corrêa de Souza | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T13:27:08Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T13:27:08Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14421 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusiva | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.title | Formação de professores para a educação inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Ji-Paraná, RO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A questão da competência docente é abordada como mediação importante no
processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação
do profissional e as exigências atuais. Esta realidade abre um espaço para algo mais
amplo, que seria uma Política para a Formação do Educador em Serviço, traduzida
em programas e ações diversificados, atendendo aos anseios dos educadores
escolares. Sabemos que um dos anseios do trabalho docente é atender às
especificidades de aprendizagem de cada criança. O professor deve ter como
compromisso a promoção da aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos,
considerando e respeitando as diferenças decorrentes de questões sócio-culturais,
étnicas, lingüísticas e, também, de problemas de ordem física, sensorial ou
intelectual. Aprender a buscar respostas educativas que favoreçam o sucesso
escolar de seus alunos, levando em conta os quatro pilares educacionais propostos
pela UNESCO de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver junto e
aprender a ser. O professor da educação inclusiva precisa favorecer oportunidades
educacionais que leve os alunos à apropriação do conhecimento que possibilitem a
construção e desenvolvimento de competências necessárias para sua autonomia e
participação na sociedade.Por este motivo a formação de professores destaca-se
como um tema crucial e, sem dúvida, um dos mais importantes dentre as políticas
públicas para a educação. Para que essa ação aconteça de maneira satisfatória,
faz-se necessário além de uma formação inicial consistente, a formação continuada
em serviço, cuja finalidade seja promover o desenvolvimento profissional do
educador e a melhoria nas propostas de intervenção para atuar de maneira eficiente
junto aos discentes, objetivando a promoção de escolas inclusivas, assegurando
educação de qualidade para todos os alunos, independente de deficiência, desenvolvendo o processo de formação de professores com princípios e estratégias
metodológicas que garantam embasamento teórico e prático para o professor
educar para a diversidade; A metodologia utilizada será uma abordagem de cunho
qualitativo.A realidade social a qual estamos vivendo possui dimensões qualitativas
que nos ajuda a pensar na qualidade do profissional que temos e o que
necessitamos. Para atender aos reclamos de uma educação inclusiva, é necessário
que os cursos de formação de professores repensem seus currículos e seus
programas educacionais, tendo como meta fundamental o ser humano que deseja
formar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |