dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Rossetto, Angela Barbara | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T12:05:31Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T12:05:31Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14449 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research brings the approach of some different looks about childhood in
contemporary, industrial and traditional societies. It is considered in this study that
the childhood concepts are in constant transformation, and that in the contemporary,
the child, the social actor of the childhood generational category, has an own
understanding of the world and things. The child produces, reproduces and
transforms society through her culture, so she should be considered a potential
human. The research points to ways that in fact the child can be respected and
valued for her own way of understanding, thinking and expressing herself. The
effective democratic management of the school through autonomy, participation and
all responsibility is an essential component to allow it. It is looked for the construction
of a new participation culture in schools from childhood in the sense of the school
democratization experience to enlarge and extend it to different areas of power
relations existing in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Emancipação | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Emancipation | eng |
dc.title | Contribuições da gestão democrática para a (s) infância (s) | por |
dc.title.alternative | Contributions from the democratic management to the childhood | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa traz a abordagem de alguns dos diferentes olhares acerca
da infância nas sociedades tradicional, industrial e contemporânea. Considera-se
neste estudo que as concepções de infância estão em constante transformação, e
que na contemporaneidade a criança, o ator social da categoria geracional infância
tem uma compreensão própria do mundo e das coisas. A criança produz, reproduz e
transforma a sociedade através da sua cultura, portanto ela deve ser considerada
um ser humano em potencial. A pesquisa aponta caminhos para que de fato a
criança possa ser respeitada e valorizada pela sua própria maneira de conceber,
pensar e expressar-se. A gestão democrática efetiva da escola através da
autonomia, da participação e da responsabilização de todos é elemento
preponderante para que isso se viabilize. Busca-se assim, a construção de uma
nova cultura de participação nas escolas a partir da infância no sentido de que a
experiência de democratização da escola se amplie e estenda-se aos diferentes
espaços de relações de poder existentes na sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |