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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorRossetto, Angela Barbara
dc.date.accessioned2018-10-04T12:05:31Z
dc.date.available2018-10-04T12:05:31Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14449
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research brings the approach of some different looks about childhood in contemporary, industrial and traditional societies. It is considered in this study that the childhood concepts are in constant transformation, and that in the contemporary, the child, the social actor of the childhood generational category, has an own understanding of the world and things. The child produces, reproduces and transforms society through her culture, so she should be considered a potential human. The research points to ways that in fact the child can be respected and valued for her own way of understanding, thinking and expressing herself. The effective democratic management of the school through autonomy, participation and all responsibility is an essential component to allow it. It is looked for the construction of a new participation culture in schools from childhood in the sense of the school democratization experience to enlarge and extend it to different areas of power relations existing in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.titleContribuições da gestão democrática para a (s) infância (s)por
dc.title.alternativeContributions from the democratic management to the childhoodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa traz a abordagem de alguns dos diferentes olhares acerca da infância nas sociedades tradicional, industrial e contemporânea. Considera-se neste estudo que as concepções de infância estão em constante transformação, e que na contemporaneidade a criança, o ator social da categoria geracional infância tem uma compreensão própria do mundo e das coisas. A criança produz, reproduz e transforma a sociedade através da sua cultura, portanto ela deve ser considerada um ser humano em potencial. A pesquisa aponta caminhos para que de fato a criança possa ser respeitada e valorizada pela sua própria maneira de conceber, pensar e expressar-se. A gestão democrática efetiva da escola através da autonomia, da participação e da responsabilização de todos é elemento preponderante para que isso se viabilize. Busca-se assim, a construção de uma nova cultura de participação nas escolas a partir da infância no sentido de que a experiência de democratização da escola se amplie e estenda-se aos diferentes espaços de relações de poder existentes na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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