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dc.creatorTonin, Jean
dc.date.accessioned2018-10-11T21:44:49Z
dc.date.available2018-10-11T21:44:49Z
dc.date.issued2017-03-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14538
dc.description.abstractThe present research aims to explain the fundamental aspects of the sociality of human existence, according to Heidegger's exposition of Being and Time. In his work, starting from the questioning of the sense of being in general, the philosopher produces an analysis of human existence, which is systematically understood by the term being-there (Dasein). In such analysis, the social character of existence is ontologically explained by the characterization of the fundamental structure of existence, namely: being-with (Mitsein). In an attempt to expose the determining characters of the being-with structure and to point out the aspects that characterize the relationship between being-there and its similar, our research is divided into three moments. Firstly, we will reconstruct the analysis of everyday being-there, which requires the exposure of the introductory aspects of the work and the characterization of the constitutive moments of the most fundamental structure of existence, there called being-in-the-world. Further, we are able to see that on the positive exposure of the way of being the one (das Man), which characterizes the way by which the everyday being-there is sustained, it is verified a primacy of impropriety in existence, prompt and more often submerged in normative patterns of behavior regulated publicly. This way of being is called the one sociality. In the second moment, based on the description of concepts of anguish, guilt , death and consciousness, the characters of the existential modification are exposed, in which the being-there severs from the daily way of being and presumes to be a fundament in the uniqueness of its existence. However, we will see that this uniqueness does not exclude all rules and patterns, but rather departs from it, and existence relates itself consciously and in its own way to patterns, responsively projecting into existential possibilities, constituted inter-subjectively. In such finding, the perspective of the second person is visible, in which it is found that the being-there is in a relationship of mutual responsibility towards the other. Finally, based on the exposition of the temporality and historicity of existence, we will explain how the resolute of happening (Geschehen) in the being-there occurs in the "between" of the existential ends denominated birth and death.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSocialidadepor
dc.subjectSer-compor
dc.subjectExistênciapor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectSocialityeng
dc.subjectBeing-witheng
dc.subjectExistenceeng
dc.subjectHeideggereng
dc.titleAspectos da socialidade da existência na fenomenologia hemenêutica de Ser e Tempopor
dc.title.alternativeAspects of the socielity of existence in the hemenutical phenomenology of Being and Timeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente investigação objetiva explicitar os aspectos fundamentais da socialidade da existência humana, conforme a exposição de Heidegger em Ser e Tempo. Nessa obra, a partir do questionamento sobre o sentido do ser em geral, o filósofo produz uma análise da existência humana, que é compreendida sistematicamente pelo termo ser-aí (Dasein). Nessa análise, o caráter social da existência é explicitado ontologicamente pela caracterização da estrutura fundamental da existência denominada ser-com (Mitsein). Na tentativa de expor os caracteres determinantes da estrutura do ser-com e evidenciar os aspectos que caracterizam a relação do ser-aí com seu semelhante, nossa exposição de divide em três momentos. Primeiramente, faremos a reconstrução da análise do ser-aí cotidiano, que exige a exposição dos aspectos introdutórios da obra e a caracterização dos momentos constitutivos da estrutura mais fundamental da existência, denominada ser-no-mundo. A partir disso, veremos que na exposição positiva do modo de ser impessoal (das Man), que caracteriza a forma como se sustenta o ser-aí cotidiano, se evidencia uma primazia da impropriedade na existência, que de pronto e no mais das vezes se encontra submergida em padrões normativos de comportamentos regulados publicamente. Esse modo de ser é denominado socialidade impessoal. No segundo momento, a partir da descrição dos conceitos de angústia, culpa, morte e consciência, se expõe os caracteres da modificação existencial, na qual o ser-aí rompe com o modo de ser cotidiano e assume ser um fundamento na singularização de sua existência. No entanto, veremos que essa singularização não elimina todos os padrões e normas, mas que, a partir dela, a existência se relaciona de forma própria e consciente com os padrões, se projetando de modo responsivo em possibilidades existenciais, constituídas intersubjetivamente. Nesse horizonte, se faz visível a perspectiva da segunda pessoa, na qual o ser-aí se encontra em uma relação de mútua responsabilidade para com o outro. Por fim, com base na exposição da temporalidade e historicidade da existência, explicitaremos o modo como se dá o gestar-se (Geschehen) resoluto do ser-aí, no “entre” os fins existenciais denominados nascimento e morte.por
dc.contributor.advisor1Reis, Róbson Ramos dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127419824935492por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8678667845816039por
dc.contributor.referee2Schneider, Paulo Rudi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2697187291647870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322343113945664por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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