Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorRuviaro, Ana Maria
dc.date.accessioned2018-10-22T14:55:18Z
dc.date.available2018-10-22T14:55:18Z
dc.date.issued2011-10-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14622
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractIt is a qualitative study that uses as a research method, open interview and memorial, having as an aim of study, women-students of Industrial Technical School from Santa Maria(CTISM), PROEJA and seven teachers of the technique area of the same institution. The objectives aimed to identify the impact of PROEJA in the universe of the students of the technical course in electro-mechanics; knowing the life trajectory of the students of Federal School of Professional Technique Teaching (PROEJA) , within the ones who joined the electromechanical technical course in the PROEJA kind, during the period of 2007-2011, based in academic and socio-economical data; present the elements reported by students as motives for optioning for this course in electro-mechanics; list their expectations in relation to the placing and rising in the world of study; analyse elements of the school context in which the students of CTISM, PROEJA kind are inserted (having technologies as an access to electromechanical course and the world of work); investigate the position of the teachers of the technical area about the insertion of women in the course. As we noticed in this study about the impact of PROEJA in women’s-students ’ lives, it is clear that at the moment that they were selected for this course there has been an increasing feeling of auto-esteem. Thus, they feel as examples of overcoming to those who surround them and the course also caused changes in their lives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectMulheres e trabalhopor
dc.subjectEducação e trabalhopor
dc.subjectWomen and workeng
dc.subjectEducation and workeng
dc.titlePROEJA e mulheres: uma oportunidade de ascensão para o mundo do trabalhopor
dc.title.alternativePROEJA and women: an opportunity of rising into the world of workeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoTrata-se de estudo qualitativo utilizando como método de pesquisa entrevista aberta e memorial, tendo como sujeitos deste estudo mulheres/estudantes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), na modalidade PROEJA, e sete professores da área técnica desta mesma instituição. Os objetivos visavam identificar o impacto do PROEJA no universo das estudantes do curso técnico de eletromecânica; conhecer a trajetória de vida destas estudantes, dentre as que ingressaram no curso técnico de eletromecânica na modalidade PROEJA no período de 2007 a 2011, com base em dados acadêmicos e sócio-econômicos; apresentar os elementos relacionados pelas estudantes como motivos pela opção por este curso PROEJA em eletromecânica; elencar suas expectativas em relação à colocação e inserção no mundo do trabalho; analisar elementos do contexto escolar no qual as estudantes do CTISM, na modalidade PROEJA, estão inseridas (tendo as tecnologias como acesso ao curso de eletromecânica e o mundo do trabalho);e investigar qual o posicionamento dos professores da área técnica sobre a inserção das mulheres no curso. Conforme se constatou neste estudo sobre o impacto do PROEJA na vida das mulheres/estudantes do CTISM, ficou claro que no momento que foram selecionadas para o curso houve um aumento elevado de auto-estima. Sendo assim, sentem-se como exemplo de superação para aqueles que as rodeiam e o curso provocou mudanças em suas vidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto