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dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorRobaert, Samuel
dc.date.accessioned2018-10-22T15:38:05Z
dc.date.available2018-10-22T15:38:05Z
dc.date.issued2012-11-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14624
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleUm olhar nas concepções da comunidade escolar acerca do projeto político pedagógico e sua implementação em uma escola de educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propõe compreender a visão dos gestores, professores e demais integrantes da comunidade escolar acerca do Projeto Político Pedagógico, no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na Escola e na concretização de ações que visem à implementação das ideias e pressupostos contidos no Projeto Político Pedagógico. Os compromissos da Escola com as políticas públicas para a educação pressupõem um amplo comprometimento do gestor e dos professores da Instituição pelas melhorias nos índices educacionais e a implementação de ações que possam levar aos alunos educação de qualidade. Passados vários anos da proposição deste novo formato na organização da educação brasileira, sob o viés da democratização da escola pública, permanecem muitos equívocos e dúvidas quanto à elaboração e a implementação do Projeto Político Pedagógico. Com esta pesquisa constatou-se que, no dia a dia da Escola o foco das preocupações dos gestores acaba sendo resolver situações conforme vão surgindo; já para os professores a preocupação é essencialmente cumprir a carga horária e desenvolver o conteúdo; os alunos se preocupam com avaliações e em passar de ano; pais não se preocupam necessariamente com o que e como os filhos estão aprendendo, mas que os filhos aprovem no final do ano. Assim, o Projeto Político Pedagógico acaba sendo um documento necessário e determinado pela legislação, mas não necessariamente um documento norteador dos pressupostos e ações educacionais na escola, faltando, efetivamente, o espaço de compartilhamento, de reflexão, de revisão das posições, de planejamento e de [co]responsabilidade de ações coletivas a curto, médio e longo prazo. E é isto mesmo que o Projeto Político Pedagógico, justamente, propõe à organização da escola: estabelecer preceitos e prioridades, definir estratégias e ações coletivas que estejam voltadas para a função da escola, no sentido de promover práticas educativas significativas à qualidade de vida em sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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