dc.contributor.advisor | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.creator | Robaert, Samuel | |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T15:38:05Z | |
dc.date.available | 2018-10-22T15:38:05Z | |
dc.date.issued | 2012-11-08 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14624 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.title | Um olhar nas concepções da comunidade escolar acerca do projeto político pedagógico e sua implementação em uma escola de educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe compreender a visão dos gestores, professores e
demais integrantes da comunidade escolar acerca do Projeto Político Pedagógico,
no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na Escola e na
concretização de ações que visem à implementação das ideias e pressupostos
contidos no Projeto Político Pedagógico. Os compromissos da Escola com as
políticas públicas para a educação pressupõem um amplo comprometimento do
gestor e dos professores da Instituição pelas melhorias nos índices educacionais e a
implementação de ações que possam levar aos alunos educação de qualidade.
Passados vários anos da proposição deste novo formato na organização da
educação brasileira, sob o viés da democratização da escola pública, permanecem
muitos equívocos e dúvidas quanto à elaboração e a implementação do Projeto
Político Pedagógico. Com esta pesquisa constatou-se que, no dia a dia da Escola o
foco das preocupações dos gestores acaba sendo resolver situações conforme vão
surgindo; já para os professores a preocupação é essencialmente cumprir a carga
horária e desenvolver o conteúdo; os alunos se preocupam com avaliações e em
passar de ano; pais não se preocupam necessariamente com o que e como os filhos
estão aprendendo, mas que os filhos aprovem no final do ano. Assim, o Projeto
Político Pedagógico acaba sendo um documento necessário e determinado pela
legislação, mas não necessariamente um documento norteador dos pressupostos e
ações educacionais na escola, faltando, efetivamente, o espaço de
compartilhamento, de reflexão, de revisão das posições, de planejamento e de
[co]responsabilidade de ações coletivas a curto, médio e longo prazo. E é isto
mesmo que o Projeto Político Pedagógico, justamente, propõe à organização da escola: estabelecer preceitos e prioridades, definir estratégias e ações coletivas que
estejam voltadas para a função da escola, no sentido de promover práticas
educativas significativas à qualidade de vida em sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |