Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorRibeiro, Eliziane Tainá Lunardi
dc.date.accessioned2018-10-23T15:18:37Z
dc.date.available2018-10-23T15:18:37Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14640
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work presents a research developed through the reading of managers’ memorials of the post graduation course in PROEJA (National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in Adults and Young People Education modality) at UFSM. The aim of the study is to comprehend how the process of becoming a manager is revealed through discursive memories of these professionals and thus to discover the senses that they attribute to their work as a managers of PROEJA. The research has a qualitative approach, being a case study, the data collection was built through memorials’ reading and, for analysis, it was chosen the Content Analysis. In the theoretical reference of this work it was developed a discussion on these categories: PROEJA, Educational Management and Work. These categories comprehend the thematic and the aims of research as a whole. The considerations on managers’ memorials were built through the chapter of Data Analysis, which had as previous categories: Educational Management and School Management, Work, PROEJA, Education, School and Other Relevant Aspects, however the other categories emerged by the memorials’ reading and thus they are present in analysis and in conclusions of this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGestorespor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectManagerseng
dc.subjectWorkeng
dc.titleMemórias de gestores do PROEJA: um resgate de escritos através de memoriaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada a partir da leitura de Memoriais de gestores que participavam do curso de Pós-Graduação em PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – UFSM. O objetivo do estudo é compreender como o processo de se constituir gestor revela-se nas memórias discursivas desses profissionais e, assim, vislumbrar que sentidos atribuem ao seu trabalho como gestores do PROEJA. A pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. A coleta de dados deu-se através da leitura dos Memoriais, Análise de Conteúdo. No referencial teórico do trabalho desenvolveu-se a discussão sobre as seguintes categorias: PROEJA, Gestão Educacional e Trabalho. Essas categorias compreendem a temática e os objetivos da pesquisa como um todo. As considerações sobre os Memoriais dos gestores foram construídas a partir do capítulo de Análise de Dados, que teve como categoriais prévias: Gestão Educacional e Gestão Escolar, Trabalho, PROEJA, Educação, Escola e Outros Aspectos Relevantes, porém outras categorias emergiram da leitura dos memoriais e, assim, estão presentes nas análises e conclusões do trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto