dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Ribeiro, Eliziane Tainá Lunardi | |
dc.date.accessioned | 2018-10-23T15:18:37Z | |
dc.date.available | 2018-10-23T15:18:37Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14640 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work presents a research developed through the reading of managers’
memorials of the post graduation course in PROEJA (National Program for
Integration of Professional Education with Basic Education in Adults and Young
People Education modality) at UFSM. The aim of the study is to comprehend how the
process of becoming a manager is revealed through discursive memories of these
professionals and thus to discover the senses that they attribute to their work as a
managers of PROEJA. The research has a qualitative approach, being a case study,
the data collection was built through memorials’ reading and, for analysis, it was
chosen the Content Analysis. In the theoretical reference of this work it was
developed a discussion on these categories: PROEJA, Educational Management
and Work. These categories comprehend the thematic and the aims of research as a
whole. The considerations on managers’ memorials were built through the chapter of
Data Analysis, which had as previous categories: Educational Management and
School Management, Work, PROEJA, Education, School and Other Relevant
Aspects, however the other categories emerged by the memorials’ reading and thus
they are present in analysis and in conclusions of this work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Managers | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.title | Memórias de gestores do PROEJA: um resgate de escritos através de memoriais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada a partir da leitura de Memoriais de
gestores que participavam do curso de Pós-Graduação em PROEJA (Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) – UFSM. O objetivo do estudo é
compreender como o processo de se constituir gestor revela-se nas memórias
discursivas desses profissionais e, assim, vislumbrar que sentidos atribuem ao seu
trabalho como gestores do PROEJA. A pesquisa caracteriza-se como sendo de
abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. A coleta de dados
deu-se através da leitura dos Memoriais, Análise de Conteúdo. No referencial teórico
do trabalho desenvolveu-se a discussão sobre as seguintes categorias: PROEJA,
Gestão Educacional e Trabalho. Essas categorias compreendem a temática e os
objetivos da pesquisa como um todo. As considerações sobre os Memoriais dos
gestores foram construídas a partir do capítulo de Análise de Dados, que teve como
categoriais prévias: Gestão Educacional e Gestão Escolar, Trabalho, PROEJA,
Educação, Escola e Outros Aspectos Relevantes, porém outras categorias
emergiram da leitura dos memoriais e, assim, estão presentes nas análises e
conclusões do trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |