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dc.creatorPortela, Bruno Martinez
dc.date.accessioned2018-10-23T19:19:43Z
dc.date.available2018-10-23T19:19:43Z
dc.date.issued2017-08-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14645
dc.description.abstractThe present thesis aims to propose the rescue of the concepts of duty and of universalism in the perspective of a naturalistic ethics from the contemporary reading of the moral works of David Hume. It follows the hypothesis that there is textual basis in Hume for the defense of a moral theory with pretension to universality from the idea of a shared human nature and the role of reason, next to the sensibility, in our moral judgments. We have a common structure that allows us to communicate our feelings and moral judgments through a standard language, however, the naturalization of moral concepts through the sensitivity has as a burden of the recognition of a certain contingency usually associated with empiricism. However, we argue that this contingency should not be an impediment to normativity. In this sense, there are already elements in the Humean moral for the defense of a duty that arises from the mutual expectations that we have. These expectations are based on our feelings, but also depend on our ability to reflect. The general structure of the text will be as follows: we will present some considerations of modern morality by showing that Hume must be comprehended like a defender of a harmonious view of reason and sensibility. Next, we will present the natural and artificial virtues that are perceptions of the mind and it concerns the character traits of moral agents. In this sense, moral judgments refer not to actions, but to character. The third chapter presents an analysis of the debate about the is-ought problem that reappears with MacIntyre. The aim is to question the classical interpretation of this passage and to show that Humean morality is compatible with the idea of moral duties and that its criticism concerned modern intuitionist rationalism and religious morals. Without further impediments to the establishment of a notion of duty, we will seek in the next chapter textual basis for the universalistic aspects of Hume's morality, mainly considering the idea of a shared human nature and a language that reflects our sensitivity. In the final chapter, we will point out some contemporary moral theories that present an idea of normativity based on the notion of “common point of view”, whose idea of duty refers to the human point of view that is sensitive, reflective, and capable of improvement.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMoralpor
dc.subjectDavid Humepor
dc.subjectDeverpor
dc.subjectUniversalismopor
dc.subjectNaturalismopor
dc.subjectMoraleng
dc.subjectDavid Humeeng
dc.subjectDutyeng
dc.subjectUniversalismeng
dc.subjectNaturalismeng
dc.titleDever e universalismo moral em Hume: a normatividade sob uma perspectiva naturalistapor
dc.title.alternativeDuty and moral universalism in Hume: normativity from a naturalistic perspectiveeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo propor o resgate dos conceitos de dever e de universalismo na perspectiva de uma ética naturalista, a partir da releitura contemporânea das obras morais de David Hume. Segue-se a hipótese de que há base textual em Hume para a defesa de uma teoria moral com pretensão à universalidade a partir da ideia de uma natureza humana compartilhada e do papel da razão, junto à sensibilidade, em nossos juízos morais. Possuímos uma estrutura comum que nos permite comunicar nossos sentimentos e juízos morais através de uma linguagem padrão, todavia, a naturalização de conceitos morais pela via da sensibilidade tem como ônus o reconhecimento de uma determinada contingência, geralmente associada ao empirismo. Contudo, defendemos que essa contingência não deve ser um impedimento à normatividade. Nesse sentido, encontram-se já na moral humeana elementos para a defesa de um dever que surge das mútuas expectativas que possuímos. Essas expectativas são calcadas em nossos sentimentos, mas dependem também de nossa capacidade reflexiva. A estrutura geral do texto será a seguinte: apresentaremos algumas considerações sobre a moral moderna, evidenciando que Hume deve ser visto como um defensor de uma visão harmônica entre a razão e a sensibilidade. A seguir, apresentaremos as virtudes naturais e artificiais que são percepções da mente e dizem respeito aos traços de caráter dos agentes morais. Nesse sentido, os juízos morais referem-se não às ações, mas ao caráter. O terceiro capítulo apresenta uma análise do debate sobre o is-ought problem, que ressurge com MacIntyre. O objetivo é questionar a interpretação clássica desta passagem e mostrar que a moral humeana é compatível com a ideia de deveres morais, e que sua crítica diz respeito ao racionalismo intuicionista moderno e às morais religiosas. Sem maiores impeditivos para o estabelecimento de uma noção de dever, buscaremos evidenciar, no capítulo quatro, a base textual para os aspectos universalistas da moral de Hume, considerando principalmente a ideia de uma natureza humana compartilhada e de uma linguagem que reflete nossa sensibilidade. No capítulo final, apontaremos teorias morais contemporâneas que apresentam suas propostas normativas a partir da noção de “ponto de vista comum [common point of view]”, segundo a qual, a ideia de dever reporta-se ao ponto de vista humano, que é sensível, reflexivo e passível de aprimoramento.por
dc.contributor.advisor1Krassuski, Jair Antônio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559214547314711por
dc.contributor.referee1Gallina, Albertinho Luiz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750109262601371por
dc.contributor.referee2Hamm, Christian Viktor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301026925485532por
dc.contributor.referee3Nunes, Cristina de Moraes
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9393264083656916por
dc.contributor.referee4Zimmermann, Flávio Miguel de Oliveira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0046624577557228por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2835092970182635por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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