Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorRitter, Jaqueline Ortiz
dc.date.accessioned2018-10-24T11:59:04Z
dc.date.available2018-10-24T11:59:04Z
dc.date.issued2011-01-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14650
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractBullying is a social phenomenon that a person or group try to control and hurts another person completely. It is a behavior in connected to physical aggression, verbal and psychological and, however it can happen everywhere and get all economic classes, and it’s more eassily detected in the school. This practice usually is undetected by teachers or it is set simply simply as “jokes in bad taste” something of “their own age”. The objective of this work was to verify the occurrence of this phenomenon in public school, relating the finding cases on the literature, showing to the school administrators some action they can adopt when it happens. Those research data were verified on questionnaires applied in a hundred elementary school students (5 th- 8th grades) from a state in the city school of Soledade,RS and refers to the 2009 academic year. All The results were evaluated and analyzed based on a real situation violence. We, also present some suggestions of the students interviewed as a way to prevent and/or reduce those situations of bullying in school. At this process it`s important to say how significant is school and family look ways to prevent and minimize this problem, the school not only leaving responsibility on the teachers hands.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleO papel da escola frente ao bullyingpor
dc.title.alternativeThe school's performance in the presence of bullyingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoBullying é um fenômeno social em que uma pessoa ou grupo tenta ferir ou controlar outra de forma prejudicial. É um comportamento ligado à agressividade física, verbal e psicológica e, embora possa acontecer em todos os lugares e atinja todas as classes econômicas, é mais facilmente detectado no âmbito escolar. Tal prática passa muitas vezes despercebida pelos professores ou é configurada simplesmente como “brincadeiras de mau gosto”, algo “próprio da idade”. O objetivo deste trabalho foi o de verificar a ocorrência do fenômeno Bullying numa escola pública, relacionar os dados apurados aos casos existentes na literatura e apontar aos gestores escolares possíveis medidas a serem tomadas quando há incidência do fenômeno nas escolas. Os dados da pesquisa foram apurados em questionários aplicados a cem alunos do ensino fundamental (5.ª a 8ª séries) de uma escola pública estadual no município de Soledade/RS e referem-se ao ano letivo de 2009. Os resultados foram avaliados e analisados a partir da realidade em que tais situações de violência acontecem. Ainda, apresentam-se algumas sugestões dos alunos entrevistados como forma de se prevenir e/ou amenizar as situações de prática do Bullying no ambiente escolar. Neste processo, é importante ressaltar o papel fundamental da escola e da família em buscar formas de prevenir e minimizar esse problema, no ambiente escolar, não apenas deixando a responsabilidade nas mãos dos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto