Show simple item record

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorRosato, Adriana Demarqui
dc.date.accessioned2018-10-25T14:03:43Z
dc.date.available2018-10-25T14:03:43Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14674
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractGiven a context of inclusion, the school faces different demands, having to meet each subject according to their "limitations and differences" and nurture the participation of those in the teaching-learning process, like any other student, in accordance with existing laws. Therefore, among the subjects watched the premises of educational inclusion are pupils with a syndrome of autism every day, it's getting more diagnoses. Thus, the concepts of Educational Management become part of this scenario, a fundamental role in the process of school inclusion. In this sense, I present this work, which is part of the research line Management School Organization, educational administrators' perceptions regarding the process of inclusion of autistic children in the school context. Therefore, it has as its main objective: Understand the challenges and potentials encountered by educational administrators of the city of Passo Fundo forward to the inclusion of autistic in the regular school system considering the current proposal for Educational Management. The research is based on qualitative and as an instrument for data collection interview reflective practice (SZYMANSKI, 2004), seeking to find ways that meet the objectives of the work. The data analysis was based on assumptions of Content Analysis (Bardin, 2009). As for the theoretical analysis was used as authors: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), among others. Note that the inclusion of autistic school has been perceived by managers as an extremely positive because through this, children are able to live and live with the differences, respecting the limits and characteristics of each subject. However, to the premises of the school inclusion can be developed and enforced, challenges are found around this trajectory, which are being exceeded and rethought by the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectAutismeng
dc.titleGestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolarpor
dc.title.alternativeEducational management: the inclusion of autism in school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante de um contexto de inclusão, a escola depara-se com diferentes demandas, tendo de atender cada sujeito de acordo com suas “limitações e diferenças” e oportunizar a participação destes no processo de ensino-aprendizagem, como qualquer outro aluno, em acordo com os dispositivos legais vigentes. Logo, dentre os sujeitos assistidos pelas premissas de inclusão escolar estão os alunos portadores de autismo uma síndrome que a cada dia, vem recebendo maior número de diagnósticos. Sendo assim, as concepções de Gestão Educacional passam a fazer parte deste panorama, tendo papel fundamental no decorrer do processo de inclusão escolar. Neste sentido, apresento neste trabalho, que se insere na linha de pesquisa de Gestão da Organização Escolar, as percepções dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão de crianças autistas no contexto escolar. Sendo assim, tem-se como objetivo principal: Compreender os desafios e as potencialidades encontradas pelos gestores educacionais do município de Passo Fundo frente à inclusão de autistas na rede regular de ensino, considerando a atual proposta de Gestão Educacional. A pesquisa de caráter qualitativo tem como base e como instrumento de coleta de dados a entrevista de prática reflexiva (SZYMANSKI, 2004), buscando localizar aspectos que venham ao encontro dos objetivos do trabalho. A análise dos dados coletados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Como referenciais teóricos para a análise utilizou-se autores como: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), entre outros. Cabe ressaltar que a inclusão de autistas na escola vem sendo percebida, pelos gestores, como fator extremamente positivo, pois através desta, as crianças são capazes de viver e conviver com as diferenças, respeitando os limites e características de cada sujeito. No entanto, para que as premissas da inclusão escolar possam ser desenvolvidas e cumpridas, desafios são encontrados em torno desta trajetória, os quais vêm sendo ultrapassados e repensados pela comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.