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dc.creatorMaia, Felipe Pedrozo
dc.date.accessioned2018-10-25T21:08:15Z
dc.date.available2018-10-25T21:08:15Z
dc.date.issued2017-08-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14684
dc.description.abstractThe advances in robotics for everyday life are subject of research in several fields such as health, entertainment and education. Specifically, the research and development of robots for the dispute of soccer matches has gained strength with the RoboCup league. The development of robot behaviors for soccer matches can lead to applications in several areas of knowledge, becoming a key aspect in the evolution of robotics in any application. For the development of behaviors, programming languages are used to create algorithms that determine the robot’s actions. It is noticeable that this is not a trivial task, specially when considered that several programming languages may be used. The current work approaches the creation of an ontology for the robot soccer domain, as a way of describing in a semantic and logic form the set of behaviors of a robot. Furthermore, the ontology facilitates the process of sharing the rules created under this domain. Another topic of this work is the development of a language for programming robot behaviors in the context of soccer matches. The programming language, called Maia, is based in the RS language due the fact that it is simple and has a format “Condition -> Action” that facilitates reasoning. In this context, the goal of the programming language is to ease the development of behavior for robots, once it is a complex task for non-experts, where the time necessary to learn a programming language can be limiting factor. Hence, the ontology and the Maia programming language complement themselves becoming an important factor in the creation of behaviors, once that it is possible to map each scenario and implement it taking into consideration the dynamism of the game.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParserpor
dc.subjectRobôspor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectParsereng
dc.subjectRoboteng
dc.subjectOntologyeng
dc.subjectBehavioreng
dc.titleDesenvolvimento de uma linguagem baseada em ontologias para geração de ações de futebol de robôspor
dc.title.alternativeCreation of a language from ontologies to generate some football actions in robotseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO avanço da robótica para participação de robôs no cotidiano humano é assunto de diversas pesquisas em áreas da saúde, entretenimento, educação, entre outras. Em específico, a pesquisa e desenvolvimento de robôs para disputa de partidas de futebol tem ganhado força com a implantação da Liga RoboCup. A criação de comportamentos do robô em uma partida de futebol pode alcançar níveis de conhecimento interessantes para outras áreas onde robótica pode ser aplicada, assim sendo, ela se torna um aspecto chave na evolução da robótica em qualquer área de aplicação. No desenvolvimento de comportamentos, linguagens de programação são utilizadas para criar algoritmos nos quais o robô irá se basear para realizar ações. Nota-se que esta não é uma tarefa trivial de ser desenvolvida, e dado que diversas linguagens de programação possam ser utilizadas, a tarefa se torna ainda mais complexa. O presente trabalho aborda a criação de uma ontologia para o domínio de futebol de robôs como forma de descrever de forma semântica e lógica um conjunto de comportamentos do robô, dessa forma, ela busca facilitar a programação. Além disso, tal ontologia serve como forma de compartilhar conhecimento sobre as regras criadas e sobre o domínio utilizado nesse trabalho. Outro ponto abordado pelo trabalho é o desenvolvimento de uma linguagem para programação de comportamentos de robôs inseridos em uma partida de futebol. Essa linguagem, chamada Maia, é baseada na linguagem RS, isso se dá ao fato dela ser simples e ter o formato "Condição ) Ação" o que facilita o raciocínio. Assim, ela visa facilitar o desenvolvimento de comportamentos para robôs, visto que esta é uma tarefa complexa de ser desenvolvida por um leigo no assunto. Dessa forma, o tempo necessário de aprendizado de uma linguagem pode ser um empecilho para o desenvolvedor. Desse modo, ontologia e Maia se complementam formando um papel importante na criação de comportamentos, visto que é possível mapear tal cenário e implementá-lo levando em consideração a dinamicidade do jogo.por
dc.contributor.advisor1Librelotto, Giovani Rubert
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865997296771785por
dc.contributor.referee1Gassen, Jonas Bulegon
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9693649745603984por
dc.contributor.referee2Pereira, Rafael Teodósio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0447475597832377por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008593356383694por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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