A importância da participação dos pais na gestão democrática de escolas públicas
Abstract
Este trabalho aborda a produção de conhecimento no campo da gestão democrática, com enfoque na relação entre participação da família e a gestão escolar. Metodologicamente a pesquisa consiste em um “Estado da Arte”. A sistematização da produção científica em torno do tema em questão ocorreu através da realização de um mapeamento no banco de dados da plataforma SciELO, na qual obteve-se 19 artigos para análise, durante o período de 1991 a 2018. Esses foram agrupados em três categorias centrais, sendo elas: importância da gestão democrática nas escolas públicas; gestão democrática e a participação da família; relação família-escola. Identificou-se que a parceria “família - escola” contribui para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos, tornando o princípio da participação fundamental no desenvolvimento do processo educacional. Portanto a gestão democrática destacou-se como um caminho eficaz a ser seguido, pois a comunidade escolar envolve-se em ações e projetos em diferentes perspectivas, construindo assim uma escola para todos e feita por todos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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