Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Carmen Damaris da
dc.creatorPrates, Lilian Morim
dc.date.accessioned2018-10-30T15:28:30Z
dc.date.available2018-10-30T15:28:30Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14709
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractWork is a naturally human activity, the interaction of man with the natural world, with the aim of transforming nature into the goods necessary for its survival. He is the element that makes man live subordinate to capital. Only man is given the possibility to transform society and build a life with more humanity and freedom. This change is possible only with an education aimed more at the humanization of man and less at the capitalist world. It is understood as important the role of the teacher to make this transformation in the context of School Management. The present research of qualitative approach, had as premise the investigation of objective and subjective questions that involve the work of teachers in the educational context. For the analysis of the data, we opted for the content analysis methodology, making use of a bibliographical research about the presented theme, characterizing a research of an explanatory nature. From these data, it was possible to understand the work of the teacher as a driver for the transformation and humanization of human beings, always based on the context of School Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleA intencionalidade do trabalho do professor na gestão escolar: contextos, práticas e reflexõespor
dc.title.alternativeThe intentionality of the teacher's work in school management: contexts, practices and reflectionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho é uma atividade naturalmente humana, sendo a interação do homem com o mundo natural, com o objetivo de transformar a natureza nos bens necessários à sua sobrevivência. Ele é o elemento que faz o homem viver subordinado ao capital. Apenas ao homem é dada a possibilidade de transformar a sociedade e construir uma vida com mais humanidade e liberdade. Essa mudança só é possível com uma educação voltada mais para a humanização do homem e menos para o mundo capitalista. Entende-se como importante o papel do professor para que aconteça essa transformação no contexto da Gestão Escolar. A presente pesquisa de abordagem qualitativa, teve por premissa a investigação de questões objetivas e subjetivas que envolvem o trabalho dos professores no contexto educativo. Para a análise dos dados, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo, fazendo-se uso, num primeiro momento, de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema apresentado, caracterizando uma pesquisa de natureza explicativa. A partir desses dados, foi possível compreender o trabalho do professor como condutor para a transformação e humanização dos seres humanos, sempre pautado no contexto da Gestão Escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto