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dc.creatorPaiva, Priscylla Santos de
dc.date.accessioned2018-11-01T20:23:08Z
dc.date.available2018-11-01T20:23:08Z
dc.date.issued2017-12-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14728
dc.description.abstractThe mineral resources have been widely used by man since its inception, among them are those employed in construction due to the enormous volumes that are demanded of this material and its low cost in relation to other minerals. The need to open roads for the free movement of man and his goods did it start to study the best way to build highways, where vehicles are the most used mode of transportation. At the beginning of those studies, the properties of the constituent materials of the pavement were not take into account due to lack of knowledge about its effect on the strength of the structure. After several researches, researchers concluded that the materials that make up the pavement influence its performance and durability. It is through tests that determine the properties of the materials as well as the knowledge of their origin of formation. This research reports the characterization and evaluation of the geomechanical properties of aggregates commonly used in road paving, collected in units of the central portion of Rio Grande do Sul, through physical and geomechanical tests. Thin slides were used to classify the materials into acidic, intermediate and basic rocks of the type rhyodacites, basaltic andesite, basalt and diabase. This classification allowed predicting the behavior of the aggregates for some of the parameters commonly analyzed in aggregates for road works, such as the physical indices and the adhesiveness where the acid rocks did not obtain satisfactory values for the CAP 50/70. From the studied parameters, the shape was evaluated under different methods from the most usual ones such as the use of the pachymeter and lamellarity plate, to the methods that have been improving this way of analyzing the particles of the aggregates as the use of AIMS software that allowed verifying texture characteristics surface of the particles. Regarding to the evaluation of the strength of the studied material, the crushing, abrasion and shock mass tests with the Treton apparatus performed for this research, obtained satisfactory results, in addition, when compared with each other, it was verified that results show a tendency of the influence of the form in the greater losses of mass. At the end of the study, the relationships between the parameters that presented the best correlation coefficient were analyzed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMateriais rochosospor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectAgregados para pavimentaçãopor
dc.subjectPropriedades tecnológicas de rochaspor
dc.subjectEnsaios de caracterizaçãopor
dc.subjectRocky materialseng
dc.subjectConstructioneng
dc.subjectPaving aggregateseng
dc.subjectTechnological properties of rockseng
dc.subjectCharacterization testseng
dc.titleCaracterização e avaliação das propriedades geomecânicas para uso em pavimentação de agregados de rochas vulcânicas da porção central do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeCharacterization and evaluation of geomechanical properties for use in paving of volcanic rocks aggregates of the central portion of Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoOs recursos minerais são largamente utilizados pelo homem desde o seu surgimento, dentro deles destacam-se aqueles empregados na construção civil devido aos enormes volumes que são demandados desse material e ao seu baixo custo em relação a outros minerais. A necessidade de abrir caminhos para livre circulação do homem e de suas mercadorias deu inicio aos estudos sobre a melhor forma de se construir rodovias, onde o modal de transporte mais utilizado são os veículos. No início desses estudos, as propriedades dos materiais constituintes do pavimento não foram levadas em consideração devido à falta de conhecimento sobre seu efeito na resistência da estrutura. Hoje, após várias pesquisas, chegou-se a conclusão que os materiais que compõe o pavimento influenciam no seu desempenho e durabilidade. È através de ensaios que se determinam as propriedades dos materiais bem como o conhecimento de sua origem de formação. Esta pesquisa relata a caracterização e avaliação das propriedades geomecânicas de agregados comumente empregados na pavimentação rodoviária, coletados em unidades da porção central do Rio Grande do Sul, através de ensaios físicos e geomecânicos. Foram avaliadas lâminas delgadas, que possibilitaram classificar os materiais em rochas ácidas, intermediárias e básicas do tipo riodacitos, andesibasalto, basalto e diabásios, essa classificação permitiu prever o comportamento dos agregados para alguns dos parâmetros comumente analisados em agregados para obras rodoviárias, como os índices físicos e a adesividade onde as rochas ácidas não obtiveram valores satisfatórios para o CAP 50/70. Dos parâmetros estudados, a forma foi avaliada sob diferentes métodos desde aqueles mais usuais como o uso do paquímetro e placa de lamelaridade, aos métodos que vem aperfeiçoando essa forma de analisar as partículas dos agregados como a utilização do software AIMS que permitiu verificar características de textura superficial das partículas. No que diz respeito à avaliação da resistência do material estudado, os ensaios de perda de massa por esmagamento, abrasão e por choque com o aparelho Treton executados para esta pesquisa, obtiveram resultados satisfatórios, além disso, quando comparados entre si, foi verificado que os resultados encontrados mostram uma tendência da influência da forma nas maiores perdas de massa. Ao final do estudo, foram analisadas as relações entre os parâmetros que apresentaram melhor coeficiente de correlação.por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Rinaldo Jose Barbosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316781096410por
dc.contributor.referee1Bastos, Cezar Augusto Burkert
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376100924972120por
dc.contributor.referee2Nummer, Andrea Valli
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431997547801893por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112510950262788por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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