Desenvolvimento de atitudes pró-ambientais em atividades do projeto de educação ambiental em escola da cidade de Santa Maria
Resumo
Devido as inúmeras ações exploratórias e depredatórias do homem sobre os recursos naturais visando os ganhos econômicos da sociedade e do desenvolvimento de tecnologias, acabou por se desenvolver também uma situação de desequilíbrio entre o equilíbrio ambiental e a relação homem-ambiente. Preocupados em reverter esta situação e buscar a melhoria da qualidade de vida e da relação homem-natureza, as instituições internacionais como a UNESCO propõe a Educação Ambiental (EA) como ferramenta para desenvolver em todos os cidadãos a consciência ambiental e o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais que podem se manifestar como intenções de comportamento pró-ambiental e finalmente em comportamentos pró-ambientais, segundo a Teoria da Ação Racional. Assim, a sociedade atingiria o desenvolvimento sustentável. Um projeto de EA pode ser um importante meio de promover a mudança atitudinal em crianças e para tanto este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da participação em um projeto de EA no aumento das atitudes pró-ambientais e conhecimentos de crianças de uma escola municipal da cidade de Santa Maria/RS, através da suas declarações de intenção de comportar-se pro-ambientalmente. A Análise de variância (ANOVA) foi utilizada para avaliar estatisticamente o aumento das atitudes pró-ambientais e conhecimentos e regressão linear foi utilizada para avaliar a influência dos conhecimentos sobre o meio ambiente nas atitudes pró-ambientais destes estudantes. Após a participação no projeto de educação ambiental, os estudantes demonstraram atitudes mais positivas em relação ao meio ambiente quando comparados com suas atitudes ao início do projeto e com os estudantes não participantes, bem como um aumento nos seus conhecimentos acerca do meio ambiente. Porém os conhecimentos dos estudantes não tiveram correlação com suas atitudes, indicando uma deficiência de os conhecimentos influenciarem as atitudes ambientais destes estudantes. Os resultados obtidos neste estudo corroboram com aqueles da literatura existente no assunto, de que os projetos de educação ambiental são eficientes e importantes ferramentas para aumentar as atitudes e conhecimentos ambientais dos participantes.
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