Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorPeruzzo, Cátia Maria Armelin
dc.date.accessioned2018-11-07T11:55:12Z
dc.date.available2018-11-07T11:55:12Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14767
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monographic work aims to analyze the role of the manager towards education, from the perspective of democratic management, in order to add reflections to enrich my professional work in the Municipal Secretariat of Education, Sports, Leisure and Youth in Veranópolis / RS, as Special Education Adviser. From this perspective, the role of school administrators, their conceptions and practices, is of paramount importance in today's democratic educational context. My experiences are at the heart of this work that has as a methodological basis the life story. The theoretical framework was constructed from the following authors: Oliveira (2007), Nóvoa (1992), Moor (2013), Dewey (1960), Paro (2007), Lück (1996), Wittmann (2004), Drabach and Mousquer 2009). Therefore, the focus is on highlighting the idea that democratic management is already a social and political reality in which the manager must be able to receive suggestions from other members of the school and the community through dialogue, reflection and criticism , in order to make decisions collectively and in favor of the group.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLife's historyeng
dc.titleGestão democrática e o papel do gestor na escola pública: reflexões a partir de uma história de vidapor
dc.title.alternativeDemocratic management and the role of the manager in the public school: reflections from a life historyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem por objetivo analisar o papel do gestor frente à educação, a partir da perspectiva da gestão democrática, a fim de acrescentar reflexões para enriquecer o meu fazer profissional na Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude em Veranópolis/RS, como Orientadora da Educação Especial. Nessa perspectiva, o papel do gestor escolar, suas concepções e práticas, é de suma importância no contexto educacional democrático na atualidade. Minhas vivências estão no cerne desse trabalho que tem como base metodológica a história de vida. O referencial teórico se construiu a partir dos seguintes autores: Oliveira (2007), Nóvoa (1992), Moor (2013), Dewey (1960), Paro (2007), Lück (1996), Wittmann (2004), Drabach e Mousquer (2009). Portanto, tem-se como foco destacar a ideia de que a gestão democrática já é uma realidade social e política em que o gestor deve estar apto a receber sugestões dos demais membros da escola e da comunidade, através do diálogo, da reflexão e da crítica, a fim de tomar decisões coletivamente e em prol ao grupo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto