Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorBonafé, Janaína Nilse
dc.date.accessioned2018-11-09T12:45:55Z
dc.date.available2018-11-09T12:45:55Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14789
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the democratic school management reflected in the construction of the political pedagogical project, reflecting the performance of the managers of a municipal school linking its actions and its stance in accordance with democratic conceptions and their importance in the construction of the Pedagogic Political Project of the institution , since the current need requires a new way of acting school manager. In this qualitative research, case study, the subjects are: the management team and teachers of the Municipal School of Early Childhood Education, in the municipality of Palmitinho - RS. The research is based on data collection through questionnaires in the educational space of that school. It was possible to understand to research the importance of the role of education managers across from the construction of the political pedagogical project. In conclusion, there are many difficulties in the practice of educational management to make it democratic and participatory by building a consistent design and transformer. There is a need to reinvent the practice for which planning exit the paper.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subjectPlanningeng
dc.titleA gestão escolar democrática e sua relação na construção do projeto político pedagógicopor
dc.title.alternativeDemocratic school management and continuing education teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva analisar como a gestão escolar democrática reflete na construção do projeto político pedagógico, refletindo a atuação dos gestores de uma escola municipal relacionando suas ações e sua postura de acordo com as concepções democráticas e sua importância na construção do Projeto Político Pedagógico da instituição, visto que, a necessidade atual exige uma nova forma de atuação do gestor de escola. Nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos são: a equipe diretiva e professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil, situada no município de Palmitinho – RS. A investigação está baseada na coleta de dados através de questionários e diário de visitas no espaço educacional da referida escola. Foi possível compreender com a pesquisa a importância da atuação dos gestores educacionais frente à construção do projeto político pedagógico. Conclui-se que, muitas são as dificuldades encontradas na prática de uma gestão educacional para torna-la democrática e participativa através da construção de um projeto consistente e transformador. Há a necessidade de se reinventar a prática para que o planejamento saia do papel.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto