Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMathias, Carmen Vieira
dc.creatorAwila, Hakel Fernandes de
dc.date.accessioned2018-11-09T14:27:34Z
dc.date.available2018-11-09T14:27:34Z
dc.date.issued2015-12-19
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14792
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractAiming to analyze the benefits that applets built on the software of dynamic mathematics – GeoGebra – can bring to the teaching and learning process of students form high school on the topic of Prisms. This work shows a didactic alternative in the study of this content, purposing, through interactivity, a facilitation in the comprehension of the calculation of Prisms surfaces and volumes. These constructions aim to facilitate mainly the understanding related to its nomenclature, planning, polygons quadrature and the Principle of Cavalieri. For this analysis, a planning was elaborated which resulted in three lessons, lasting two hours each, which were done in a State School of High School, in the city of Santa Maria – RS. The students were invited to participate in the planning application in the classes conter shift. The participation happened in an active way, avoiding the memorization of formulas and valuing the logical reasoning. As a result, there is the conviction that the use of technological resources, as GeoGebra, make a difference for an efficient learning, providing from the interaction and the moves done with the applets, that the concepts become more evident for the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectPrismaspor
dc.subjectSuperfície e volume de prismaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectPrismseng
dc.subjectPrisms surface and volumeeng
dc.titleUma alternativa didática para o estudo de prismas no ensino médio com applets construídos no GeoGebrapor
dc.title.alternativeA didactic alternative for the prism study in high school with applets built in GeoGebraeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoProcurando analisar os benefícios que applets construídos no software de matemática dinâmica GeoGebra podem trazer ao ensino e a aprendizagem de alunos do Ensino Médio no tópico de Prismas, este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo deste conteúdo, propondo, por meio da interatividade, uma facilitação na compreensão do cálculo da área da superfície e volume de Prismas. Estas construções visam promover principalmente o entendimento correspondente a sua nomenclatura, a planificação, quadratura de polígonos e o Princípio de Cavalieri. Para esta análise, foi elaborado um planejamento que resultou em três aulas, com duração de duas horas cada, que foram realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Santa Maria – RS. Os alunos foram convidados a participar da aplicação do planejamento no contra turno das aulas. A participação ocorreu de forma ativa, evitando uma memorização de fórmulas e valorizando o raciocínio lógico. Como resultado, fica a convicção de que a utilização de recursos tecnológicos, como o GeoGebra, pode fazer a diferença para uma aprendizagem eficaz, oportunizando, a partir da interação e dos movimentos realizados com os applets, que os conceitos tornem-se mais evidentes aos olhos dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto