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dc.contributor.advisorFeijó, Marcia Gonzalez
dc.creatorSilva, Alexandra Rosa
dc.date.accessioned2018-11-12T10:06:38Z
dc.date.available2018-11-12T10:06:38Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14795
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThink about the Physical Education in Early Childhood Education is exciting and challenging, especially when we consider the historical process of both areas of knowledge and the possible tensions that may exist with the presence of physical education teachers in schools of children's education. We believe it is possible to develop a shared work between pedagogues and teachers of physical education in order to build a collaborative and quality for children. Therefore, we developed the following objective: to understand the conceptions of Physical Education in Early Childhood Education of teachers who work in the school of Early Childhood Dilermando de Aguiar / RS. This study was guided by a qualitative approach, the case study. The subjects were five teachers working in kindergarten, four pedagogues and a Physical Education teacher. Data were collected through a questionnaire and its analysis performed from the content analysis. By analyzing the questionnaires answered by teachers, we identified two categories that permeated his lines: Physical Education as a time of discovery and new experiences in school and early childhood education as a child's space. The teachers emphasized the importance of the classes are designed to meet the needs of students and to enable the largest possible number of experiences of students. In this sense, believe that the teacher must accept the challenges posed by changes in the school environment. Need wishes, participate, be engaged with the school's proposal and have the desire to promote significant and practices that meet the needs of students. Therefore, teachers need to commit to their pedagogical and increasingly work collaboratively with other teachers in the school, because the desire to think physical education in kindergarten is to add and not to fragment practices. The desire is to enable diverse experiences children and that has meaning in your life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectCollaborative workeng
dc.titleA educação física na educação infantil: concepções de professoras da educação infantil de Dilermando de Aguiar/RSpor
dc.title.alternativePhysical education in early childhood education: concepts of teaching of early childhood education of Dilermando de Aguiar/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoPensar sobre a Educação Física na Educação infantil é instigante e desafiador, sobretudo, quando consideramos o processo histórico de ambas as áreas de conhecimentos e as possíveis tensões que podem existir com a presença de professores de Educação Física nas escolas de Educação infantil. Acreditamos que é possível desenvolver um trabalho compartilhado entre pedagogas e professores de Educação Física a fim de construírem um trabalho colaborativo e de qualidade para as crianças. Para tanto, elaboramos o seguinte objetivo: compreender as concepções de Educação Física na Educação Infantil das professoras que atuam na escola de Educação Infantil de Dilermando de Aguiar/RS. Este estudo foi guiado por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professoras que atuam na Educação Infantil, sendo quatro pedagogas e uma professora de Educação Física. Os dados foram coletados por meio de um questionário e sua analise realizada a partir da análise de conteúdo. Ao analisarmos os questionários respondidos pelas professoras, identificamos duas categorias que permearam todas as suas falas: a Educação Física como um momento de descoberta e de novas experiências na escola e a Educação Infantil como um espaço da criança. As professoras destacaram a importância das aulas serem planejadas para atender as necessidades dos alunos e de possibilitar o maior número de experiências possíveis dos alunos. Nesse sentido, acreditam que o professor precisa aceitar os desafios impostos pelas mudanças no espaço escolar. Precisa desejar, participar, estar engajado com a proposta da escola e ter o desejo de promover práticas significativas e que atendam as necessidades dos alunos. Portanto, o professor precisa se comprometer com seu fazer pedagógico e trabalhar cada vez mais de forma colaborativa com os demais professores da escola, pois o desejo de pensar a Educação Física na Educação Infantil é o de somar e não o de fragmentar práticas. O desejo é de possibilitar experiências diversificadas as crianças e que tenha significado em sua vida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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