Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorSantos, Darlin Suziane Castilhos dos
dc.date.accessioned2018-11-12T10:56:36Z
dc.date.available2018-11-12T10:56:36Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14799
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper proposes a reflection on the lack of discipline in schools - an issue that concerns educators and managers. Currently, it is observed that cases of indiscipline school have been considerably more frequent, with respect to other historical periods. These occurrences, as you can see, carry a commitment of the teaching and learning process. Therefore, this study aims to analyze and compare the manifestations of indiscipline at school two schools, highlighting the performance of its managers face the problems faced. The methodology of this research is based on a qualitative approach, considering the references as a source for thinking the main theoretical concepts that guide the study. In addition, it made an approach with managers of schools, by applying questionnaire of closed questions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleUm desafio para a gestão escolar: a indisciplinapor
dc.title.alternativeA challenge for school management: the indisciplineeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre a indisciplina no âmbito escolar - tema que preocupa educadores e gestores. Atualmente, observa-se que os casos de indisciplina escolar têm sido consideravelmente mais frequentes, com relação a outros períodos históricos. Essas ocorrências, como se pode perceber, acarretam um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, neste estudo, objetiva-se analisar e comparar as manifestações de indisciplinas no ambiente escolar de duas escolas, destacando a atuação de seus gestores frente aos problemas enfrentados. A metodologia dessa investigação se baseia em uma abordagem qualitativa, considerando as referências bibliográficas como fonte para pensar os principais conceitos teóricos que norteiam o estudo. Além disso, é feita uma aproximação com os gestores das escolas, mediante a aplicação de questionário de perguntas fechadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto