dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Santos, Darlin Suziane Castilhos dos | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T10:56:36Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T10:56:36Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14799 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper proposes a reflection on the lack of discipline in schools - an issue that concerns educators and managers. Currently, it is observed that cases of indiscipline school have been considerably more frequent, with respect to other historical periods. These occurrences, as you can see, carry a commitment of the teaching and learning process. Therefore, this study aims to analyze and compare the manifestations of indiscipline at school two schools, highlighting the performance of its managers face the problems faced. The methodology of this research is based on a qualitative approach, considering the references as a source for thinking the main theoretical concepts that guide the study. In addition, it made an approach with managers of schools, by applying questionnaire of closed questions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Educador | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Um desafio para a gestão escolar: a indisciplina | por |
dc.title.alternative | A challenge for school management: the indiscipline | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a indisciplina no âmbito escolar - tema que preocupa educadores e gestores. Atualmente, observa-se que os casos de indisciplina escolar têm sido consideravelmente mais frequentes, com relação a outros períodos históricos. Essas ocorrências, como se pode perceber, acarretam um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, neste estudo, objetiva-se analisar e comparar as manifestações de indisciplinas no ambiente escolar de duas escolas, destacando a atuação de seus gestores frente aos problemas enfrentados. A metodologia dessa investigação se baseia em uma abordagem qualitativa, considerando as referências bibliográficas como fonte para pensar os principais conceitos teóricos que norteiam o estudo. Além disso, é feita uma aproximação com os gestores das escolas, mediante a aplicação de questionário de perguntas fechadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |