dc.contributor.advisor | Lehnhard, Aline Rosso | |
dc.creator | Ávila, Luciana Torres de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T13:08:23Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T13:08:23Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14806 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.title | Ludicidade e desenvolvimento motor | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Ao pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa descritiva e comparativa que objetivou investigar a importância do lúdico nas aulas de Educação Física, para o desenvolvimento motor dos alunos dos anos iniciais. Foram selecionados trinta e dois alunos estes foram divididos em dois grupos A e B, o instrumento da coleta de dados foi uma ficha de avaliação das habilidades motoras tendo por base a Matriz Analítica de Gallahue e Ozmum e a observação dos alunos, para identificar o estágio ( inicial, elementar ou proficiente) em que se encontravam as crianças de duas turmas distintas (em uma turma foram trabalhadas atividades motoras planejadas, e a outra os alunos tinham a recreação livre), nos seguintes movimentos: deslizar, receber, arremessar, correr, quicar e rolamento. Os resultados obtidos foram distintos entre as turmas, na turma A foi observado que a maioria dos alunos evolui para o estágio proficiente na maioria das habilidades motoras observadas. Evidenciando a importância do planejamento das atividades motoras para o desenvolvimento motor das crianças, também foi possível constatar que as crianças com dificuldade de aprendizagem que participaram de atividades motoras planejadas apresentaram evolução em seu desenvolvimento motor. Já o grupo B apresentou pouca evolução de estágio no desenvolvimento motor, porém mesmo assim houve alterações entre o pré- teste e o teste de retenção.
A inserção de atividades lúdicas durante as aulas de Educação Física juntamente com o planejamento de atividades, favoreceu o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo dos alunos de maneira prazerosa, permitindo que ocorresse uma mudança significativa no comportamento dos alunos e nos professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |