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dc.contributor.advisorLehnhard, Aline Rosso
dc.creatorÁvila, Luciana Torres de
dc.date.accessioned2018-11-12T13:08:23Z
dc.date.available2018-11-12T13:08:23Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14806
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.titleLudicidade e desenvolvimento motorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoAo pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa descritiva e comparativa que objetivou investigar a importância do lúdico nas aulas de Educação Física, para o desenvolvimento motor dos alunos dos anos iniciais. Foram selecionados trinta e dois alunos estes foram divididos em dois grupos A e B, o instrumento da coleta de dados foi uma ficha de avaliação das habilidades motoras tendo por base a Matriz Analítica de Gallahue e Ozmum e a observação dos alunos, para identificar o estágio ( inicial, elementar ou proficiente) em que se encontravam as crianças de duas turmas distintas (em uma turma foram trabalhadas atividades motoras planejadas, e a outra os alunos tinham a recreação livre), nos seguintes movimentos: deslizar, receber, arremessar, correr, quicar e rolamento. Os resultados obtidos foram distintos entre as turmas, na turma A foi observado que a maioria dos alunos evolui para o estágio proficiente na maioria das habilidades motoras observadas. Evidenciando a importância do planejamento das atividades motoras para o desenvolvimento motor das crianças, também foi possível constatar que as crianças com dificuldade de aprendizagem que participaram de atividades motoras planejadas apresentaram evolução em seu desenvolvimento motor. Já o grupo B apresentou pouca evolução de estágio no desenvolvimento motor, porém mesmo assim houve alterações entre o pré- teste e o teste de retenção. A inserção de atividades lúdicas durante as aulas de Educação Física juntamente com o planejamento de atividades, favoreceu o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo dos alunos de maneira prazerosa, permitindo que ocorresse uma mudança significativa no comportamento dos alunos e nos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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