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dc.contributor.advisorLuz Júnior, Roberto da
dc.creatorCorrêa, Tânia Regina
dc.date.accessioned2018-11-12T13:36:33Z
dc.date.available2018-11-12T13:36:33Z
dc.date.issued2015-12-19
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14807
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe sector is responsible for establishing the material flows in the Organization, by contact with the supplier and speed in delivery. A purchase effected badly undermines the development of the activities of the organization. In the City Hall of São Martinho, the purchasing process is not carried out by an organizational sector in this area. The main steps of the process are carried out by the licitatoria team appointed by Municipal Decree at the beginning of each calendar year, and the material with your specifications and invoices are conferred by the Municipal Secretary of each folder or server designated for that purpose in each Office. Thus, defined as general objective of this study to analyze the process of purchases in the City Hall of São Martinho/RS follows specific procedures and formalities that seek to ensure the purchase at the best price and best quality. As a method of research, in addition to the study of bibliographical data, a note "on the spot" of the process unleashed within the institution, as well as applied a collection instrument with questions of responses open to effective servers responsible for public procurement or who participate in the bidding process. The analysis of the results took place between September and November of 2015 and pointed out how negative points to lack of price survey for the acquisition of shopping, only one server is responsible for the formulation of bidding processes, specifications and descriptions of products to be purchased, few trainings offered to the licitatoria team, the lack of budget, as well as checking the high purchase of goods and services without proper bidding process which is a legal requirement for the purchases in the public sector. In this way, it is necessary to be deployed a industry purchases in the City Hall of São Martinho/RS to enhance, and refine the process of qualifying purchases, giving greater flexibility for the implementation of this process with economy of time and resources, and may cause a greater planning the acquisition of goods and services for the exercise, as well as the continuity of services along the future management with effective and empowered for this purpose.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompras públicaspor
dc.subjectLicitaçãopor
dc.subjectResponsabilidadepor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectPublic purchaseseng
dc.subjectBiddingeng
dc.subjectResponsibilityeng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.titleDesempenho do setor de compras da prefeitura municipal de São Martinho/RSpor
dc.title.alternativeActing of purchasing sector of São Martinho/RS city halleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO setor de compras é responsável pelo estabelecimento dos fluxos dos materiais na organização, pelo contato junto ao fornecedor e pela agilidade na entrega. Uma compra efetuada de forma errada prejudica o desenvolvimento das atividades da organização. Na Prefeitura Municipal de São Martinho/RS, o processo de compras não é realizado por um setor organizacional nessa área. As etapas principais do processo são realizadas pela equipe licitatória nomeada por Decreto Municipal no início de cada ano civil, sendo que o material com suas especificações e notas fiscais são conferidas pelo Secretário Municipal de cada pasta ou servidor designado para tal em cada secretaria. Assim sendo, definiu-se como objetivo geral deste trabalho analisar se o processo de compras na Prefeitura Municipal de São Martinho/RS segue procedimentos e formalidades específicos que buscam garantir a compra pelo melhor preço e melhor qualidade. Como método de pesquisa, além do estudo de dados bibliográficos, fez-se uma observação “in loco” de todo o processo desencadeado dentro da instituição, bem como aplicou-se um instrumento de coleta com perguntas de respostas abertas aos servidores efetivos responsáveis pelas compras públicas ou que participam dos processos licitatórios. A análise dos resultados ocorreu entre setembro e novembro de 2015 e apontaram como pontos negativos a falta de pesquisa de preços para aquisição de compras, apenas um servidor responsável pela elaboração dos processos licitatórios, erros de especificações e descrições de produtos a serem adquiridos, poucas capacitações oferecidas aos responsáveis da equipe licitatória, a falta de verificação orçamentária, bem como a elevada aquisição de bens e serviços sem o devido processo licitatório que é uma exigência legal para as compras no setor público. Desta forma, faz-se necessário que seja implantado um setor de compras na Prefeitura Municipal de São Martinho/RS para aprimorar, qualificar e aperfeiçoar o processo de compras, dando maior agilidade à execução deste processo com economia de tempo e de recursos, podendo ocorrer um maior planejamento da aquisição dos bens e serviços para o exercício, bem como a continuidade dos serviços ao longo das gestões futuras com servidores efetivos e capacitados para este fim.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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