dc.contributor.advisor | Ritter, Francisco | |
dc.creator | Boligon, Aline Augusti | |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T11:38:27Z | |
dc.date.available | 2018-11-13T11:38:27Z | |
dc.date.issued | 2015-12-04 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14818 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | The SUS - National Health System, the public health system in Brazil, does not have
a pharmaceutical assistance policy able to meet the needs of the poor in obtaining
essential drugs. Currently the decentralization of government, municipalities obtained
greater autonomy in their efforts to implement health care programs. The approach of
the scientific means to learn popular, with the inclusion of medicinal plants, herbal
medicine and other complementary health practices in the public health system
provide benefits. These aspects relate to the individual and collective well-being,
interfere in the way of administration and management of shares, which the public
authorities are responsible, and depend on changes in thought and action of those
involved. Difficulties and obstacles to the expansion of therapeutic offer users of
SUS, inserting the herbal medicine in health services, are shown as indicative
actions proposed interventions at the municipal, state and federal, individual and
collective, local and global. However, it is necessary to have care in the insertion of
herbal and medicinal plants in the SUS, not hurting the existing cultural value, but
combining common goals of health promotion, prevention of adverse effects of herbal
medicines, as well as maintenance principles as respect, citizenship and
cooperation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Plantas medicinais | por |
dc.subject | Políticas de saúde | por |
dc.subject | Assistência farmacêutica | por |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.subject | Medicinal plants | eng |
dc.subject | Health policy | eng |
dc.subject | Pharmaceutical assistance | eng |
dc.title | Panorama da utilização de plantas medicinais na saúde pública brasileira | por |
dc.title.alternative | Medical plants and phytotherapic use in brazilian public health | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | O SUS – Sistema Único de Saúde, sistema público de saúde no Brasil, não possui
uma política de Assistência Farmacêutica capaz de suprir as necessidades da
população carente na obtenção de medicamentos essenciais. Atualmente com a
descentralização do poder público, os municípios obtiveram maior autonomia em
suas gestões para implantação de programas de assistência à saúde. A
aproximação do meio cientifico ao saber popular, com a inserção de plantas
medicinais, fitoterapia e outras práticas complementares de saúde no sistema
público de saúde fornecem benefícios. Tais aspectos referem-se ao bem estar
individual e coletivo, interferem na forma de administração e ações de gestão, as
quais os órgãos públicos são responsáveis, e dependem de mudanças de
pensamento e de ação dos atores envolvidos. Dificuldades e entraves para a
ampliação de oferta terapêutica aos usuários do SUS, inserindo as plantas
medicinais nos serviços de saúde, mostram-se como indicativos de ações, propostas
de intervenções em níveis municipal, estadual e federal, individual e coletivo, local e
global. Entretanto, faz-se necessário que haja cuidados na inserção de plantas
medicinais no SUS, não ferindo o valor cultural existente, mas aliando objetivos em
comum de promoção de saúde, prevenção de efeitos adversos dos fitoterápicos,
além de manutenção de princípios como o respeito, a cidadania e a cooperação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul | por |