Currículo e gestão educacional: verificando espaços, possibilidades e garantindo o lugar da diversidade cultural na escola
Resumo
Nesta monografia investigamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s),
através de pesquisa de caráter qualitativo, epistemologicamente fundamentada
na complexidade, que objetivou pesquisar a forma com que a temática da
diversidade cultural é abordada em um dos principais documentos que regem o
Sistema Educacional Brasileiro, bem como, traz reflexões sobre o papel da
escola e dos profissionais que nela atuam na construção de indivíduos críticos
e reflexivos conscientes de seu papel na sociedade. Tendo em mente a
necessidade de uma educação voltada para a intercultura o trabalho busca
contribuir para que os profissionais da área questionem as práticas
pedagógicas e repensem seu papel dentro dos educandários do país.
Baseados no respeito e na valorização da riqueza cultural existente em nosso
país analisamos os PCN’s e constatamos a preocupação de alguns governos
com a temática, bem como as dificuldades em abordar o assunto enfrentada
por grande parte das escolas brasileiras, observamos as formas de
discriminação que permeiam nossa sociedade e as formas de enfrentá-las,
transformando a escola em um lugar democrático. Por último abordamos o
papel transformador que a gestão educacional pode ter dentro dos
educandários brasileiros. Com a pesquisa constatamos a preocupação que
alguns governos tiveram pela temática e as dificuldades enfrentadas pelos
profissionais da educação. Adiantamos que uma educação intercultural é a
chave para acabarmos com os equívocos e falhas da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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