dc.contributor.advisor | Zambon, Luciana Bagolin | |
dc.creator | Soares, Ana Paula da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T13:45:38Z | |
dc.date.available | 2018-11-14T13:45:38Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14834 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The present work seeks to present the research carried out in a Municipal School of Primary Education, of Itaara Municipality / RS, regarding the manager 's challenge in bringing the family closer to the school. The problem of this work consisted in knowing which factors may be collaborating to hinder the permanent articulation between school and family. In this sense, this project was characterized mainly by the importance given to the way in which this school carries out its management process; the qualitative research was carried out through interviews, which were analyzed to construct the results. In this way, some objectives were identified: Identify what challenges are faced by school management to provide a participatory relationship with the school community, valuing affective bonds, evidencing their importance in the act of educating; and Investigate, together with the subjects involved in the research, which changes could collaborate with an effective involvement between family - school management - student. This analysis took place through studies of conceptual deepening, in addition, two teachers participated, the director and the pedagogical coordinator of the school. Finally, this work made it possible to verify that professionals who assume the role of managers in an institution, in addition to liking new challenges, must be responsible, committed and concerned about the whole, so that the school can achieve results regarding collective respect and affective acceptance within the school context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Contexto escolar | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Student | eng |
dc.subject | School context | eng |
dc.title | A importância da família no contexto escolar: desafios da gestão | por |
dc.title.alternative | The importance of the family in the school context: manager's challenge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, do munícipio de Itaara/RS, referente ao desafio do gestor em aproximar a família com a escola. A problemática deste trabalho consistiu em saber quais fatores podem estar colaborando para dificultar a articulação permanente entre escola e família. Nesse sentido, este projeto caracterizou-se principalmente pela importância dada a maneira como esta escola realiza o seu processo de gestão; a pesquisa de natureza qualitativa foi realizada mediante entrevistas, as quais foram analisadas para construção dos resultados. Dessa maneira, foram traçados alguns objetivos: Identificar que desafios são enfrentados pela gestão escolar para proporcionar um relacionamento participativo com a comunidade escolar, valorizando laços afetivos, evidenciando sua importância no ato de educar; e Investigar, junto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, quais mudanças poderiam colaborar com um envolvimento efetivo entre família – gestão escolar – aluno. Esta análise aconteceu mediante realização de estudos de aprofundamento conceitual, além disso, participaram duas professoras, a diretora e a coordenadora pedagógica da escola. Por fim, este trabalho possibilitou verificar que os profissionais que assumem o papel de gestores em uma instituição, além de gostar de novos desafios precisam ser responsáveis, comprometidos e se preocupar com o conjunto, para que a escola consiga alcançar resultados em torno do respeito coletivo e do acolhimento afetivo dentro do contexto escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |