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dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorKerchiner, Renata Brum
dc.date.accessioned2018-11-20T12:52:33Z
dc.date.available2018-11-20T12:52:33Z
dc.date.issued2018-05-24
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14862
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze briefly the historical transformation through which family and school passed and identify how these institutions were adapting to the new times and how today, one can perceive influences of these new times in the relationship school and family. Through the day-to-day school day, in acting in school supervision, it is identified that teachers yearn for parental involvement in a more solid way. On the other hand, they do not present arguments for this participation that they consider insufficient, falling to clichés that are not based on real elements, but on assumptions. In order to find concrete elements on the issues of family participation in school, from the points of view of those involved in the educational process, the qualitative approach of the research-participative type was chosen, with the objective of subsidizing School Management with concrete data on the participation of parents with the greater purpose of strengthening Democratic Management within the Institution. A questionnaire, with objective and dissertative questions, was applied to a sample of parents, educators and students, from students enrolled in grades 6 to 9, between April and May 2018, at the Manoel da Silva State School of Elementary Education Pacheco, in the municipality of Camaquã / RS. We sought to discuss the data obtained with the theoretical support of scholars and in light of the laws in force at both the Federal and State levels. It was concluded that families recognize that they do not participate as much as they would like and that the greater obstacle is due to the conflict of working hours with school hours. Families identify the mechanisms of participation offered by the school and accompany the children's notebooks, which was corroborated by the students' answers. Educators recognize that measures taken by the school management team favored dialogue with parents and the approach of school families. The devaluation of education and public education professionals were also identified by educators and families as aggravating in relation to school and family.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleA participação da família na escola na perspectiva de pais, educadores e alunospor
dc.title.alternativeParticipation of the family in school in the perspective of parents, educators and studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar brevemente a transformação histórica pela qual família e escola passaram e identificar como essas instituições foram se adaptando aos novos tempos e como hoje se percebe influências destes novos tempos na relação escola e família. Através do dia a dia escolar, na atuação em supervisão escolar, identifica-se que os docentes anseiam por participação dos pais de maneira mais sólida. Em contrapartida não apresentam argumentos para esta participação que consideram insuficiente, recaindo a frases clichês que não estão amparadas em elementos reais e sim em suposições. Para se buscar elementos concretos sobre as questões da participação da família na escola, sob os pontos de vista daqueles envolvidos no processo educacional, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-participativa, com o objetivo de subsidiar a Gestão Escolar com dados concretos sobre a participação dos pais com o fim maior de fortalecer a Gestão Democrática no âmbito da Instituição. Um questionário, com questões objetivas e dissertativas, foi aplicado a uma amostra de pais, educadores e alunos regularmente matriculados de 6º a 9º ano, entre os meses de abril e maio de 2018, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Silva Pacheco, do município de Camaquã/RS. Buscou-se discutir os dados obtidos com amparo teórico de estudiosos e à luz das legislações vigentes tanto em âmbito Federal quanto Estadual. Concluiu -se que as famílias reconhecem não participar tanto quanto gostariam e que o empecilho maior se deve ao conflito do horário de trabalho com o horário de atendimento escolar. As famílias identificam os mecanismos de participação ofertados pela escola e acompanham os cadernos dos filhos, o que foi corroborado pelas respostas obtidas dos alunos. Os educadores reconhecem que medidas adotadas pela equipe gestora da escola favoreceu o diálogo com os pais e a aproximação das famílias da escola. A desvalorização dos profissionais da educação e do ensino público também foram identificados pelos educadores e pelas famílias como agravante na relação escola e família.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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