Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Ellen dos Santos
dc.creatorLedur, Rodrigo
dc.date.accessioned2018-11-21T14:20:53Z
dc.date.available2018-11-21T14:20:53Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14881
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractIt is not yet won as a right of physical education professional acting in kindergarten and early elementary school years. It also does not have statistics on how and by whom the child physical education classes and early years of elementary school are being held. The objective of this study was to verify the routine activities of physical education classes in early childhood education and early years of elementary education from state schools in San Angelo - RS. We conducted a descriptive research by applying a questionnaire answered by teachers of early childhood education and early years of elementary education of public schools, where it was found that physical education is given by the regent teacher, in all analyzed groups, and none of them has specific training for this. Only one school had the following reality: a weekly class of the class is taught by a qualified professional in physical education and the other is the responsibility of the ruling class teacher. For installations for physical education, only one school offers a suitable gym, and the other schools carry out their activities in open court with asphalt or cement floor, no cover. All have various materials, which are not always in good condition, and the teachers report their craving for action of a professional physical education with early childhood education and early years of elementary school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectEducação física infantilpor
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectChild physical educationeng
dc.subjectTeaching and learning processeng
dc.titleEducação física infantil e anos iniciais do ensino fundamental propostas e aplicações em escolas da cidade de Santo Ângelopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoAinda não se conquistou como direito do profissional de educação física a atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Também não se tem estatísticas sobre como e por quem as aulas de educação física infantil e anos iniciais do ensino fundamental estão sendo realizadas. O objetivo deste estudo foi verificar a rotina de atividades das aulas de educação física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais da cidade de Santo Ângelo – RS. Realizou-se uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário respondido por professoras de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual, onde se constatou que a educação física é ministrada pela própria professora regente, em todas as turmas analisadas, e nenhuma delas possui formação especifica para isso. Apenas uma escola apresentou a seguinte realidade: uma aula semanal da turma é ministrada por profissional habilitado em educação física e a outra fica a cargo da professora regente da turma. Quanto às instalações para a prática da educação física, somente uma escola disponibiliza um ginásio adequado, e as outras escolas realizam suas atividades em quadra aberta com piso de cimento ou asfalto, sem cobertura. Todas dispõem de materiais diversos, que nem sempre estão em boas condições, e as professoras relatam seu anseio pela atuação de um profissional de educação física junto à educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto