dc.contributor.advisor | Soares, Ellen dos Santos | |
dc.creator | Ledur, Rodrigo | |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T14:20:53Z | |
dc.date.available | 2018-11-21T14:20:53Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14881 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | It is not yet won as a right of physical education professional acting in kindergarten and early elementary school years. It also does not have statistics on how and by whom the child physical education classes and early years of elementary school are being held. The objective of this study was to verify the routine activities of physical education classes in early childhood education and early years of elementary education from state schools in San Angelo - RS. We conducted a descriptive research by applying a questionnaire answered by teachers of early childhood education and early years of elementary education of public schools, where it was found that physical education is given by the regent teacher, in all analyzed groups, and none of them has specific training for this. Only one school had the following reality: a weekly class of the class is taught by a qualified professional in physical education and the other is the responsibility of the ruling class teacher. For installations for physical education, only one school offers a suitable gym, and the other schools carry out their activities in open court with asphalt or cement floor, no cover. All have various materials, which are not always in good condition, and the teachers report their craving for action of a professional physical education with early childhood education and early years of elementary school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Educação física infantil | por |
dc.subject | Processo de ensino aprendizagem | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Child physical education | eng |
dc.subject | Teaching and learning process | eng |
dc.title | Educação física infantil e anos iniciais do ensino fundamental propostas e aplicações em escolas da cidade de Santo Ângelo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Ainda não se conquistou como direito do profissional de educação física a atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Também não se tem estatísticas sobre como e por quem as aulas de educação física infantil e anos iniciais do ensino fundamental estão sendo realizadas. O objetivo deste estudo foi verificar a rotina de atividades das aulas de educação física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais da cidade de Santo Ângelo – RS. Realizou-se uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário respondido por professoras de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual, onde se constatou que a educação física é ministrada pela própria professora regente, em todas as turmas analisadas, e nenhuma delas possui formação especifica para isso. Apenas uma escola apresentou a seguinte realidade: uma aula semanal da turma é ministrada por profissional habilitado em educação física e a outra fica a cargo da professora regente da turma. Quanto às instalações para a prática da educação física, somente uma escola disponibiliza um ginásio adequado, e as outras escolas realizam suas atividades em quadra aberta com piso de cimento ou asfalto, sem cobertura. Todas dispõem de materiais diversos, que nem sempre estão em boas condições, e as professoras relatam seu anseio pela atuação de um profissional de educação física junto à educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |