Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorCenta, Vanise
dc.date.accessioned2018-11-26T10:25:59Z
dc.date.available2018-11-26T10:25:59Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14927
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aims to demystify the paradigm regarding the integral education, analyzing the concepts that go against a truly comprehensive education and discussing the role of the front loader to these new challenges. Presents reflections on the contributions and challenges of developing the school democratic management and understand the management of the More Education Program to examine and discuss the organization and program contributions in the school community, the school practices of teachers and students' lives. It is an exploratory descriptive qualitative research. Data collection was conducted through a questionnaire administered to students team involved in the More Education Program in a Municipal Elementary School. The analysis of the information was qualitative and the results presented descriptively. It was found that not all students believe the program More education is an opportunity for the school to provide students educational activities that include in their entirety. In this context the manager has the role of aggregator, which spread the ideals of the program to connect all areas of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectIntegral educationeng
dc.titlePrograma Mais Educação - qualidade da gestão democrática da educação em tempo integral em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Sobradinho - RSpor
dc.title.alternativeMore education program - quality management of democratic education in full-time in an elementary school in town school county Sobradinho – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo desmistificar o paradigma a respeito da educação integral, analisando os conceitos que vão de encontro a uma educação verdadeiramente abrangente e discutindo o papel do gestor frente a esses novos desafios. Apresenta reflexões sobre as contribuições e desafios de se desenvolver a gestão democrática escolar e compreender a gestão do Programa Mais Educação a fim de analisar e discutir a organização e as contribuições do programa na comunidade escolar, nas práticas escolares dos docentes e na vida dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória. A coleta das informações foi realizada através de um questionário aplicado à equipe de discentes envolvidos no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. A análise das informações foi qualitativa e os resultados apresentados de forma descritiva. Constatou-se que nem todos os discentes acreditam que o programa Mais Educação é uma oportunidade para a escola proporcionar aos educandos atividades educativas que os contemplem na sua integralidade. Nesse contexto o gestor possui o papel de agregador, que dissemina os ideais do programa a fim de interligar todas as esferas da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto