Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKöhler, Viviane Cátia
dc.creatorMaciel, Mezadri
dc.date.accessioned2018-11-26T14:29:06Z
dc.date.available2018-11-26T14:29:06Z
dc.date.issued2016-08-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14937
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino da Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work proposes the use of bullet jelly for the introduction of spatial geometry in high school in a playful way, thus favoring the rapid assimilation of the studied content, allowing the student to participate more effectively in class, also favoring the construction of knowledge by performing associations with the environment that coexists. It also reports, ideas and research, based on studies of other authors, which account for the current state of geometry teaching in Brazil, the importance of visualization and manipulation of concrete materials for the assimilation and development of geometric thinking and teaching proposal using the "Technique of Bullet Jelly". As a tool for evaluation and recognition of the class in which the experimental class was taught, questionnaires, where the results achieved proved to be satisfactory and are detailed at the end of the work, in order to produce real and effective knowledge that collaborate for scientific advancement other researchers on this theme.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de geometria espacialpor
dc.subjectTécnica das jujubaspor
dc.subjectSpace geometry teachingeng
dc.subjectTechnical of bullet jellyeng
dc.titleIntroduzindo o ensino da geometria através de uma atividade lúdica usando "jujubas"por
dc.title.alternativeIntroducing geometry education through a ludic activity using “bullet jelly”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino da Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propôs a utilização de jujubas para a introdução da geometria espacial no Ensino Médio de forma lúdica, com isso favorecer a assimilação mais rápida do conteúdo estudado, permitindo que o aluno participe de forma mais efetiva da aula, favorecendo também a construção do conhecimento realizando associações com o meio que convive. Relata-se ainda, ideias e pesquisas, embasados em estudos de outros autores, que esclarecem o estado atual do ensino da geometria no Brasil, a importância da visualização e manipulação de materiais concretos para a assimilação e desenvolvimento do pensamento geométrico e da proposta de ensino utilizando a “Técnica das Jujubas”. Como instrumento de avaliação e reconhecimento da turma em que a aula experimental foi ministrada, foram aplicados questionários, onde os resultados alcançados demonstraram-se satisfatórios e encontram-se detalhadamente ao final do trabalho, visando produzir conhecimento real e efetivo que colabore para o avanço científico de outros pesquisadores sobre este mesmo tema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto