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dc.contributor.advisorColussi, Eliane de Avila
dc.creatorMiranda, Michelle Castanho Machado
dc.date.accessioned2018-11-27T10:52:06Z
dc.date.available2018-11-27T10:52:06Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14947
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractTo understand the school management in the current days, known the legal bases and documents that deal the participative management in school makes it indispensable for educational institutions and especially to the school principals. The participation is the best means to implement the democracy, in the case of school management the community participation to take the decisions and monitoring of exactly what is on the table, moreover in the school routines of the involvement are so critical to the realization of democratic management. Therefore, this present study aims to identify the way to go by the manager and the school community for executing the participatory management and the challenges that can be founded. It also sought to identify the mechanisms of participation that must be present in school for the occurrence of a democratic management and reflect on the participatory management process and its implications in planning and school organization. To meet the proposed objectives, it was used as a methodological research bibliographic, based on different authors, which address issues related to education, democratic and participatory management, among others. The survey revealed that despite challenges such as lack of awareness of the school community as their right and duty to participate in management in all its stages and even their power of influence, participatory school management is the best way to manage school in a democratic manner, involving all members of the school community both in decision making and in the monitoring and implementation of what has been proposed, contributing to the formation of autonomous learners, critical and active in society. Among the investigated participation mechanisms that are present at school to highlight the school boards.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectMecanismos de participaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipatory managementeng
dc.subjectMechanisms of participationeng
dc.subjectDemocratic managementpor
dc.titleGestão escolar participativa: análises e desafiospor
dc.title.alternativeSchool participatory management: analysis and challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEntender a gestão escolar no contexto atual, conhecer a base legal e documentos que abordam a gestão participativa na escola torna-se imprescindível para as instituições de ensino e especialmente para os diretores de escolas. A participação é o melhor meio para efetivar a democracia, no caso da gestão escolar a participação da comunidade na tomada de decisões e monitoramento do que foi proposto, além do envolvimento nas rotinas da escola são fundamentais para a efetivação da gestão democrática. Para tanto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar o caminho a ser percorrido pelo gestor e comunidade escolar para realizar a gestão participativa e os desafios que podem ser encontrados. Também se buscou identificar os mecanismos de participação que devem estar presentes na escola para que ocorra uma gestão democrática e refletir a respeito do processo de gestão participativa e suas implicações no planejamento e na organização escolar. Para responder aos objetivos propostos, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica, fundamentada em diversos autores, os quais abordam temas relacionados à educação, a gestão democrática e participativa, entre outros. A pesquisa revelou que apesar dos desafios como a falta de consciência da comunidade escolar quanto ao seu direito e dever de participar da gestão em todas as suas etapas e ainda do seu poder de influência, a gestão escolar participativa é a melhor forma de gerir a escola de maneira democrática, envolvendo todos os membros da comunidade escolar, tanto na tomada de decisões como no monitoramento e execução do que foi proposto, contribuindo para a formação de alunos autônomos, críticos e ativos na sociedade. Dentre os mecanismos de participação investigados que estão presentes na escola se destacam os colegiados escolares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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