Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorBagetti, Sabrina
dc.date.accessioned2018-12-05T11:51:28Z
dc.date.available2018-12-05T11:51:28Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15023
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe concern for the theme generating this research is centered in the promotion of the integration of the educational technologies in network in Higher Education, focusing on the production and adaptation of Open Educational Resources (OER). In this sense, we propose to investigate the impacts of technological-pedagogical fluency on the teaching performance around the production of videotapes in the REA format, with students of the Licenciatura Letras Española course enrolled in the Discipline of Public Educational Policies and Management of Basic Education, In the first half of 2017, At the Federal University of Santa Maria- UFSM. As specific objectives, we first define, based on the current literature, the concept of OER. Also, to identify the basic theoretical-methodological principles of technological and pedagogical fluency in the production of OER and, finally, to follow and record the procedures that involve the production of videotapes in OER format. For this, we were guided by the theoretical-methodological conceptions of action research, establishing cyclical stages of planning, implementation, evaluation and replanning in our actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectFluência tecnológico-pedagógicapor
dc.subjectIntegração das tecnologiaspor
dc.subjectOpen educational resourceseng
dc.subjectTechnological-pedagogical fluencyeng
dc.subjectTechnology integrationeng
dc.titleFluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REApor
dc.title.alternativeTechnological-pedagogical fluence in the production of educational resources open - REAeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). Nesse sentido, propomo-nos a investigar os impactos da fluência tecnológico-pedagógica na performance docente em torno da produção de vídeoaulas no formato REA, com estudantes do curso de Licenciatura Letras Espanhol, matriculados na Disciplina de Políticas Públicas Educacionais e Gestão da Educação Básica, no primeiro semestre de 2017, na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Como objetivos específicos elencamos, primeiramente definir com base na literatura atual o conceito de REA. Também identificar os princípios teórico-metodológicos basilares da fluência tecnológico-pedagógica na produção de REA e por fim, acompanhar e registrar os procedimentos que envolvem a produção de vídeoaulas no formato REA. Para tanto, estivemos orientados pelas concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação estabelecendo etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento em nossas ações pedagógicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto