dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Bagetti, Sabrina | |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T11:51:28Z | |
dc.date.available | 2018-12-05T11:51:28Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15023 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The concern for the theme generating this research is centered in the promotion of the integration of the educational technologies in network in Higher Education, focusing on the production and adaptation of Open Educational Resources (OER). In this sense, we propose to investigate the impacts of technological-pedagogical fluency on the teaching performance around the production of videotapes in the REA format, with students of the Licenciatura Letras Española course enrolled in the Discipline of Public Educational Policies and Management of Basic Education, In the first half of 2017, At the Federal University of Santa Maria- UFSM. As specific objectives, we first define, based on the current literature, the concept of OER. Also, to identify the basic theoretical-methodological principles of technological and pedagogical fluency in the production of OER and, finally, to follow and record the procedures that involve the production of videotapes in OER format. For this, we were guided by the theoretical-methodological conceptions of action research, establishing cyclical stages of planning, implementation, evaluation and replanning in our actions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | por |
dc.subject | Fluência tecnológico-pedagógica | por |
dc.subject | Integração das tecnologias | por |
dc.subject | Open educational resources | eng |
dc.subject | Technological-pedagogical fluency | eng |
dc.subject | Technology integration | eng |
dc.title | Fluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REA | por |
dc.title.alternative | Technological-pedagogical fluence in the production of educational resources open - REA | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). Nesse sentido, propomo-nos a investigar os impactos da fluência tecnológico-pedagógica na performance docente em torno da produção de vídeoaulas no formato REA, com estudantes do curso de Licenciatura Letras Espanhol, matriculados na Disciplina de Políticas Públicas Educacionais e Gestão da Educação Básica, no primeiro semestre de 2017, na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Como objetivos específicos elencamos, primeiramente definir com base na literatura atual o conceito de REA. Também identificar os princípios teórico-metodológicos basilares da fluência tecnológico-pedagógica na produção de REA e por fim, acompanhar e registrar os procedimentos que envolvem a produção de vídeoaulas no formato REA. Para tanto, estivemos orientados pelas concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação estabelecendo etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento em nossas ações pedagógicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |