Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorDal Ongaro, Edinéia
dc.date.accessioned2018-12-05T14:33:09Z
dc.date.available2018-12-05T14:33:09Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15030
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe great lack of professionals of the computation area, resulted the creation of the Computer Club at the Military School of Santa Maria (CMSM). The main purpose of this club is to teach students the logic programming in order to arouse interest in programming. In addition, teaching logic programming helps to develop logical thinking, encourages creativity, problem solving, and teamwork. Nowadays, it is very important to teach programming in schools, since it helps in many disciplines, such as Mathematics, Portuguese, Biology, among others. It can also awaken in the student an interest in programming, even before entering in the higher education. The course was developed to be offered to Elementary School students, from the 6th to the 9th grade. As the course is for students who have never had contact with programming, the chosen way to teach was through the use of the Code.org and Scratch platforms. Both are available on the Internet for free and are easy to learn. They use block system to create programs, so the student learns in an easy and fun way. In Military School, the project to teach programming was well accepted by the students. Since they were all volunteers, they showed great motivation and enthusiasm in learning. With the challenges proposed during the course, students have become more creative and independent, and this only confirms the importance of teaching logic programming in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLógica de programaçãopor
dc.subjectScratcheng
dc.subjectClube de informáticapor
dc.subjectLogic programmingeng
dc.subjectComputer clubeng
dc.titleLógica de programação uma experiência para o ensino fundamental no clube de informática do Colégio Militar de Santa Mariapor
dc.title.alternativeProgramming logic: an experience for fundamental education in the military school computer club of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA grande falta de profissionais da área de computação, fez com que o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) criasse o Clube de Informática. O objetivo principal deste clube é ensinar aos alunos lógica de Programação, com o intuito de despertar interesse pela área de Tecnologia de Informação (TI). Além disso, ensinar lógica de programação ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, estimula a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Nos dias de hoje é muito importante ensinar programação nas escolas, pois ajuda em várias disciplinas, como Matemática, Português, Biologia, entre outras, além de despertar no aluno interesse em programação, antes mesmo de ingressar no curso superior. O curso foi desenvolvido para ser ofertado aos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Como o curso é para alunos que nunca tiveram contato com programação, a forma escolhida para ensinar foi através da utilização das plataformas Code.org e Scratch. Ambas estão disponíveis na Internet de forma gratuita e são de fácil aprendizagem. Utilizam sistema de blocos para criar programas, assim o aluno aprende de uma forma fácil e divertida. No CMSM, o projeto para ensinar programação foi bem aceito pelos alunos. Como todos eram voluntários, eles demonstraram grande motivação e entusiasmo em aprender. Com os desafios propostos no decorrer do curso, os alunos mostraram-se mais criativos e independentes, e isso só confirma a importância em ensinar lógica de programação nas escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto