dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.creator | Dal Ongaro, Edinéia | |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T14:33:09Z | |
dc.date.available | 2018-12-05T14:33:09Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15030 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The great lack of professionals of the computation area, resulted the creation of the Computer Club at the Military School of Santa Maria (CMSM). The main purpose of this club is to teach students the logic programming in order to arouse interest in programming. In addition, teaching logic programming helps to develop logical thinking, encourages creativity, problem solving, and teamwork. Nowadays, it is very important to teach programming in schools, since it helps in many disciplines, such as Mathematics, Portuguese, Biology, among others. It can also awaken in the student an interest in programming, even before entering in the higher education. The course was developed to be offered to Elementary School students, from the 6th to the 9th grade. As the course is for students who have never had contact with programming, the chosen way to teach was through the use of the Code.org and Scratch platforms. Both are available on the Internet for free and are easy to learn. They use block system to create programs, so the student learns in an easy and fun way. In Military School, the project to teach programming was well accepted by the students. Since they were all volunteers, they showed great motivation and enthusiasm in learning. With the challenges proposed during the course, students have become more creative and independent, and this only confirms the importance of teaching logic programming in schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lógica de programação | por |
dc.subject | Scratch | eng |
dc.subject | Clube de informática | por |
dc.subject | Logic programming | eng |
dc.subject | Computer club | eng |
dc.title | Lógica de programação uma experiência para o ensino fundamental no clube de informática do Colégio Militar de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Programming logic: an experience for fundamental education in the military school computer club of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A grande falta de profissionais da área de computação, fez com que o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) criasse o Clube de Informática. O objetivo principal deste clube é ensinar aos alunos lógica de Programação, com o intuito de despertar interesse pela área de Tecnologia de Informação (TI). Além disso, ensinar lógica de programação ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, estimula a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Nos dias de hoje é muito importante ensinar programação nas escolas, pois ajuda em várias disciplinas, como Matemática, Português, Biologia, entre outras, além de despertar no aluno interesse em programação, antes mesmo de ingressar no curso superior. O curso foi desenvolvido para ser ofertado aos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Como o curso é para alunos que nunca tiveram contato com programação, a forma escolhida para ensinar foi através da utilização das plataformas Code.org e Scratch. Ambas estão disponíveis na Internet de forma gratuita e são de fácil aprendizagem. Utilizam sistema de blocos para criar programas, assim o aluno aprende de uma forma fácil e divertida. No CMSM, o projeto para ensinar programação foi bem aceito pelos alunos. Como todos eram voluntários, eles demonstraram grande motivação e entusiasmo em aprender. Com os desafios propostos no decorrer do curso, os alunos mostraram-se mais criativos e independentes, e isso só confirma a importância em ensinar lógica de programação nas escolas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |