Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creatorXavier, Maíra da Silva
dc.date.accessioned2018-12-05T14:57:20Z
dc.date.available2018-12-05T14:57:20Z
dc.date.issued2017-01-17
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15033
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present study aims to understand how school management contributes to the pedagogical articulation between regular teaching and Special Education in municipal public schools in Santa Maria/RS. A research of mixed methods in which caracteristics of qualitative and quantitative approaches were gathered was carried out. This research counted on 42 participants, pedagogical coordinators and teachers in ten schools. As tools for the data production, two questionnaires with closed (based in Likert scale) and open questions at the same time. The analysis of the content proposed by Bardin (2011) was guideline for the analytical process, in which by reading and interpreting graphics generated by the tabulation of statistic data constituted two points of analysis: “school management” and “pedagogical articulation”. In addition to public politics, the main authors who contributed for structuring the theoretical framework and analysis were Lück (2006; 2009); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) and Zanata (2004). As a result, the importance of the management (re)configuration of municipal schools to the built of spaces of collaboration and sharing of pedagogical practices was highlighted, as moments for pedagogical meetings are becoming more limited and non-formative. In addition to this, investing in the teachers training to (re)build a perspective of pedagogical articulation present in schools is important, as well as it can contribute to the built of a perception of Special Education area in broad way and not reduced to the individual care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectArticulação pedagógicapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical articulationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.titleDesafios e possibilidades da articulação pedagógica em educação especialpor
dc.title.alternativeChallenges and possiblities in the pedagogical articulation in special educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo compreender de que forma a gestão escolar contribui para articulação pedagógica entre o ensino comum e a educação especial nas escolas da rede pública municipal de ensino de Santa Maria/RS. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos em que foram unidas características de abordagens qualitativas e quantitativas. Contou-se com a participação de 42 sujeitos de pesquisa entre coordenadores pedagógicos e professores de dez escolas. Utilizou-se como instrumento para produção dos dados, dois questionários com questões objetivas com base na escala Likert, e ao mesmo tempo questões descritivas. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi norteadora do processo analítico, em que através da leitura e interpretação dos gráficos gerados pela tabulação dos dados constituíram-se dois eixos de análise: “gestão educacional” e “articulações pedagógicas”. Além das políticas públicas, os principais autores que contribuíram para estruturação do referencial teórico e das análises foram Lück (2006; 2009); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) e Zanata (2004). Destacam-se como resultado a importância da reconfiguração da gestão das escolas do município para construir espaços de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas, uma vez que momentos para reuniões pedagógicas estão sendo cada vez mais escassos e não formativos. Além disso, concluiu-se que investir na formação de professores para se (re)construir uma perspectiva de articulação pedagógica presente nas escolas é fundamental, o que poderá contribuir para a construção de uma percepção da própria área da educação especial de forma ampla, não reduzida ao atendimento individualizado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.