Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Aderson de
dc.date.accessioned2018-12-10T10:43:43Z
dc.date.available2018-12-10T10:43:43Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15051
dc.description.abstractIn view of the difficulty in student involvement and the constant search for enveloping technological educational resources, this study aimed at developing guidelines for the development of immersive virtual environments. To do so, the methodological steps used were data collection from the Theory of Engagement; Professional opinion and experiment with students; compilation of data and elaboration of the guidelines; validation and application. In this way, it was possible to identify 15 guidelines whose characteristics point to the best practices to foster engagement within surrounding virtual environments (according to the data collected). Therefore, the evaluation was performed through a virtual questionnaire and sent to professionals in the area of Information Technology of the Federal University of Santa Maria and Federal University of Rio Grande do Sul. The research universe comprised eight responses. In this way, the questionnaire was the methodological tool that guided this evaluation, and its elaboration aimed to measure issues related to utility, adequacy and clarity. Finally, validation resulted in an overall average score of 6.35 / 7.00. In this context, it can be concluded that the set of guidelines represents a relevant instrument to assist designers and developers of Immersive Virtual Environments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngajamento estudantilpor
dc.subjectAmbientes virtuais imersivospor
dc.subjectDiretrizespor
dc.subjectStudant engagement.eng
dc.subjectImmersive virtual environmentseng
dc.subjectGuidelineseng
dc.titleEngajamento e ambientes virtuais imersivos: uma proposta de diretrizespor
dc.title.alternativeEngagement and immersive virtual environments: a proposal for guidelineseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDiante da dificuldade existente no envolvimento do estudante e com a constante busca por recursos educacionais tecnológicos envolventes, este estudo objetivou a elaboração de diretrizes para o desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos envolventes. Para tanto, as etapas metodológicas utilizadas foram, coleta de dados da Teoria do Engajamento; Opinião dos profissionais e experimento com estudantes; compilação dos dados e elaboração das diretrizes; validação e aplicação das mesmas. Desta forma, foi possível identificar 15 diretrizes cujas características apontam para as melhores práticas para fomentar o engajamento no interior de ambientes virtuais envolventes (de acordo com os dados coletados). Por conseguinte, foi conduzida uma avaliação, a qual foi realizada por intermédio de um questionário virtual encaminhado a profissionais da área de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O universo de pesquisa compreendeu oito respostas. Desta forma, o questionário foi a ferramenta metodológica que norteou esta avaliação, sendo que sua elaboração visou mensurar questões relativas à utilidade, adequação e clareza. Por fim, a validação resultou em uma pontuação média geral de 6.35/7.00. Neste contexto, pode-se concluir que o conjunto de diretrizes representa um instrumento relevante para auxiliar projetistas e desenvolvedores de Ambientes Virtuais Imersivos Envolventes.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.referee1Bernardi, Giliane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988734339185408por
dc.contributor.referee2Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167203367542704por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0973290870837883por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International